fbpx

Se você ainda não esta familiar com o conceito de funil de marketing, especialmente com o funil de conteúdo, saiba que é algo bem interessante para aprender. Em um mundo ideal todas as pessoas que você acaba conhecendo profissionalmente acabariam comprando com você em uma ciclo permanente, na vida real as coisas acontecem praticamente como um funil onde o tamanho dele acaba dependendo das suas interações ao longo do tempo.

A ideia do funil é que o total de consumidores em potencial vai diminuindo até chegar no processo de transação final. No topo do funil existem diversas pessoas que conhecem sua marca, no meio do funil esse numero diminui e apresenta pessoas que realmente começam a considerar comprar algo de você e no final do funil é ainda menor com uma maior intenção de compra. Sua missão como profissional do marketing é fazer um funil sólido e cilíndrico guiando os potenciais compradores para se tornarem compradores.

O legal da teoria do funil do marketing de conteúdo é que independente do estágio em que a pessoa esta, ela pode ser ajudada com conteúdo valioso. E assim as pessoas continuam ou não interagindo com seu conteúdo, vai depender só de você mesmo e a maneira como você esta conduzindo essa interação.

Existem 4 estágios principais do marketing de conteúdo, que parecem muito a preparação do café:

funil1

1. Descoberta

Objetivo: Aquisição de um possível comprador e consciência da sua marca

Tática: Conteúdo educacional ou viral

Nesta fase do marketing de conteúdo, você esta tentando gerar a consciência da sua marca com clientes em potenciais. Aqui você quer começar a gerar interesse. Não é suficiente só as pessoas ouvirem seu nome, elas também precisam se tornarem curiosas sobre sua marca e lembrar do nome e começar a interagir.

O todo do funil é onde vemos o marketing de conteúdo no seu estagio mais puro. As metas incluem transformar os potenciais usuários em compradores, mas raramente fazemos isso falando de nós mesmos. Você precisa começar a entender o que a audiência quer e quais as necessidades para que você consiga ensinar algo, de fato interessante. Se você fizer certo, você começa a associar sensações de gratidão e respeito com sua marca, isso sem mencionar a autoridade.

Tipo de de conteúdo para usar neste fase:

• Posts de blog
• Webnarios
• Conteúdos ricos como jogos, ferramentas, planilhas, etc.)
• Vídeos
• Guias fáceis de compreender
• Newsletters por e-mail

2. Consideração

Objetivo: Aquisição direta do consumidor

Tática: Soluções mais especificas

Nesta fase sua audiência começa associar você e sua marca com a solução que você oferece. Neste estagio estamos falando diretamente com a audiência que pensamos que nosso negócio pode ajudar e fazemos ter certeza que podemos ajudar mesmo. Lembre-se que eles podem ainda não confiar em você totalmente, então não empurre vendas ainda. Considere ainda mais conteúdo especifico que vai se tornar uma grande oportunidade diferenciação entre você e seus competidores.

Material:

• Estudo de casos
• Como o conteúdo seu já ajudou
• Vídeos demonstração
• Descrição de produtos e datas

3. Conversão

Objetivo: Transação com seus consumidores
Tática: Descrição dos produtos e os valores propostos

Chegou a hora de converter! Todo o processo foi feito e agora vamos transformar o visitante em consumidores reais. Dependendo do estilo da sua marca é aqui que você faz o seu pitch final.

Essa é a parte onde o funil fica mais estreito, mas quanto melhor você trabalhou antes, menos estreito ele vai ficar e mais conversões você vai conseguir.

Material para deixar o usuário sem duvidas de comprar:

• Depoimentos
• Reviews
• Um processo de venda confiável e seguro

Aqui, para conteúdo, temos que ter coisas como descrições bem detalhadas dos produtos e a demonstração de como eles provem um valor único para os compradores. Pode-se incluir gráficos, por exemplo.

4. Retenção (Além do funil)

Objetivo: Retenção de consumidores existentes

Tática: Ajuda e suporte

Depois de conseguir os consumidores, seu objetivo é continuar com eles, pois este consumidor tem uma boa chance de conseguir comprar novamente.

O marketing de conteúdo faz parte de processo também para que esses consumidores se tornem recorrentes! E ainda não cancelem a venda e peçam devolução…

Material importante dessa fase:

• Área de suporte e ajuda
• Ofertas especiais
• Tutoriais
• Follow-up de e-mails
• Experiência do usuário! (EU)

Conclusão

Em qualquer estagio do funil que você esteja, você esta criando conteúdo, por isso chamamos de marketing de conteúdo. E a chave para fazer esse marketing de conteúdo errado é descobrir com quem você esta falando e o que essa pessoa que ouvir antes de você sair falando qualquer coisa ou então tentar sair vendendo seu produto. Espero que tenham gostado.

Seo Marketing