fbpx
+55 21 ‭99331-2259 contato@thundermustard.com

Imagine abrir uma empresa sem nenhuma pesquisa ou nenhum plano de negócios? Ou então sem ter ideia do tamanho do mercado ou então não saber nada de seus competidores. Mesmo um plano de negócios formal e complexo não existindo em diversos casos de sucesso, pelo menos um planejamento básico foi desenvolvido, ou pelo menos um pitch. E com o marketing de conteúdo não pode ser diferente e por isso quero deixar aqui um mapa que possa ajudar que sua estratégia se diferencia da grande maioria que só criar conteúdo apenas por criar.

“Vamos mandar um e-mail essa semana falando de alguma coisa?” ou então “acho que poderíamos escrever alguns post de blog” são algumas das frases de pessoas responsáveis pelo marketing de conteúdo de empresas. E segundo esse estudo, apenas 27% dos responsáveis por marketing de conteúdo B2B possuem uma estratégia documentada.

Isto pode significar uma boa noticia para você, já que dos 2 milhões de blogs post publicados todos os dias, a grande maioria não é nem otimizada e assim você pode se posicionar a frente da grande multidão.

Um estratégia deste tipo ajuda você a definir para quem você esta escrevendo e o que escrever. Seus esforços vão conseguir fazer com que você cubra toda a jornada do usuário do seu negócio, desde a descoberta dele até o processo de compra ou conversão.

Vamos então começar a mapear tudo que é necessário para essa estratégia.

Iniciando a jornada de conteúdo

Recomendo criar essa tabela para que você comece a entender a jornada do comprador que leva um potencial cliente da descoberta até sua transformação em cliente fiel da sua marca. Ela contem as perguntas necessárias para você começar a construir a jornada.

tabela-2.fw

Cada ponto dessa tabela engloba o básico da criação de conteúdo: quem, o que, por que, quando e como. Esse processo pode ajudar muito você a criar um calendário de conteúdo. Mas ele começa a ficar complicado logo mais.

Quantos e-mails são necessários para que ele tome a ação? E se os post de blog ja sejam suficiente para deixar a pessoa satisfeita durante o período? Muitas duvidas continuam.

Você pode começar a construir um mapa do seu processo com um programa parecido com o Lucidchart ou então usar o próprio excel.

Fazendo o mapa de conteúdo

É por este mapa de conteúdo que sua Lead vai acabar passando e por isso você precisa tratar ela com carinho e uma das dicas é deixar esse tratamento o mais pessoal possível. Vamos começar…

Fazer esse caminho com cuidado é uma arte e não uma ciência. Quando feito de maneira pobre, ela pode realmente afastar as pessoas e por isso queremos fazer as coisas certas.

Você vai encontrar ao longo desse fluxo duas pessoas que você precisa cuidar em especial e para isso cada uma merece uma atenção diferente. A primeira é aquela que começa a te ignorar, por isso você precisa chamar a atenção dela. E a outra é que esta clicando e lendo seus e-mails e você precisa que ela continue o fluxo.

workfllow-email

Esse é um fluxograma simples apenas mostrando que quando um leitor reagir de uma forma ele acaba caindo em outra sequencia de e-mail. O ideal é que você crie também um documento com mais detalhes do fluxo e também com o conteúdo de cada e-mail para que este possa ser consultado ao longo do processo de envio também.

Deixando claro o processo

Você pode visualizar a experiência do usuário tirando um screenshot de cada etapa do processo. Assim você pode fazer anotações em cima de cada imagem sobre o conteúdo, a linguagem e o design também.

artigo 2

Conclusão

Independente da estratégia que você usar para converter seu usuário e do tipo de produto que você esteja querendo vender para esse potencial consumidor, você precisa deixar cada vez mais as coisas pessoais.

Mesmo que sua estratégia esteja bem definida e o mapa do conteúdo acabe sendo criado de uma maneira magnifica, a tendência continua sendo a experiência do usuário e por isso chegar cada vez mais perto e fazer mais customizações, como por exemplo deixando o fluxo de conteúdo mais dinâmico e complexo (coisas que cabem a você, a sua criatividade e seu tempo disponível para testar) vão fazer mais a diferença.

Veja mais em SEO Marketing

WhatsApp chat