fbpx
+55 21 2239-6528 contato@thundermustard.com

Você provavelmente já ouviu falar nos termos “inbound” e “outbound”, mas você sabe qual é a diferença entre os dois? Para desenvolver uma estratégia de marketing eficaz, você deve ter uma sólida compreensão de ambos e é sobre isso que nós vamos falar no post de hoje.

O Outbound Marketing é considerado uma forma mais “clássica” de marketing. Ele se baseia em métodos forçados de publicidade, como comerciais de televisão, outdoors impressos e anúncios impressos, ou seja, é o marketing como conhecemos desde sempre.

O problema do Outbound Marketing

Entretanto, essa estratégia de marketing apresenta um grande problema, que acaba fazendo com que ela não seja tão eficaz: a falta de personalização. O Outbound Marketing consiste no lançamento de anúncios e propagandas “para todo mundo”, ou seja, a maioria das pessoas expostas à mensagem pode nem estar interessada.

Além disso, o custo com Outbound Marketing é bem mais alto, podendo chegar a 61% a mais por lead do que o Inbound Marketing.

As campanhas de Outbound tendem a ser mais intensivas em mão de obra e geralmente envolvem várias despesas adicionais, como a produção das peças e outros custos associados ao compartilhamento de mensagens por meio de várias formas de mídia, e esses custos podem aumentar rapidamente, especialmente para pequenas empresas, startups e organizações sem fins lucrativos, se tornando um verdadeiro fardo para elas.

Porém, isso não significa que os dias de glória do Outbound Marketing acabaram. O segredo é utilizar técnicas que sejam relevantes e eficazes.

O crescimento do Inbound Marketing

O Inbound Marketing incorpora novas mídias, como mídias sociais, blogs e anúncios pagos, que oferecem uma uma forma mais direcionada de publicidade. O Inbound Marketing não só atinge as pessoas certas, como também permite que os clientes dêem seu consentimento antes de você começar a anunciar para eles.

Enquanto o Outbound Marketing, por muitas vezes, é chamado de “marketing de interrupção”, o Inbound Marketing é frequentemente chamado de “marketing de permissão”, pois é uma abordagem de marketing menos agressiva, porém mais eficaz.

De acordo com a Hubspot, estima-se que 90% dos recursos de marketing ainda sejam investidos em Outbound e, como esse tipo de estratégia não é mais a forma mais eficaz de marketing, o Inbound está rapidamente tomando seu lugar.

Esse declínio na popularidade do Outbound marketing também se dá devido ao aumento da importância e relevância das mídias sociais, o que permite que as marcas aproveitem o marketing “em tempo real”.

Primeiro, o Inbound Marketing ganhou força na pesquisa on-line e as mídias sociais estimularam ainda mais seu rápido crescimento. Como as pessoas passavam mais tempo na internet, faz sentido para as empresas anunciarem lá, e o Google e o Facebook foram os maiores beneficiários dessa tendência.

Ao criar conteúdo bem otimizado, você tem a oportunidade de alcançar organicamente pessoas realmente interessadas no que você tem a oferecer. Além disso, anúncios “pay-per-click” têm a capacidade de atingir seu público-alvo com muito mais eficácia do que um outdoor, por exemplo.

Então, em vez de forçar sua mensagem para todo mundo ver, o Inbound marketing faz o caminho inverso e incentiva os clientes a procurarem pela sua marca.

Vantagem do Inbound Marketing

De acordo com a Doyen Digital, os leads de inbound gerados por SEO têm uma taxa de fechamento de 14,6%, enquanto os leads de outbound têm uma taxa de fechamento de 1,7%. Por quê? Os leads de inbound são provenientes de pessoas que iniciaram uma chamada ou navegaram em um website. Eles estão fazendo compras ativamente e pretendem fazer uma compra.

Já os leads de outbound, por outro lado, acabam tendo como alvo pessoas que podem não ter interesse ou necessidade de seu produto. Você os procurou. Eles podem expressar um interesse, mas geralmente não é o mesmo nível de interesse de alguém que procurou você de forma proativa, é claro.

Então, qual é a melhor tática?

Embora haja muito mais motivos para que a sua empresa trace estratégias de inbound marketing, isso não quer dizer que você precise abandonar completamente qualquer ação de outbound.

Se seu orçamento permitir, você deve considerar a mistura de estratégias de inbound e de outbound marketing, especialmente se estiver tentando expandir para uma nova região geográfica para alcançar resultados cada vez melhores.

Porém, se sua empresa tiver um orçamento menor, convém focar estritamente nas estratégias de inbound, já que o outbound marketing costuma ser mais caro. Você deve sempre considerar seu ROI potencial. Medir o retorno do investimento em outdoors, televisão ou anúncios em jornais é muito mais difícil do que determinar o ROI para os esforços on-line, e para ter ainda mais eficácia nas suas campanhas, conte com uma agência de inbound marketing como a Thunder Mustard para te ajudar.

Inbound x Outbound Marketing: qual é o melhor?
Avalie agora