fbpx

Além do SEO, podemos ter bons resultados com Pókemon!

Se você não sabe ainda, Pokémon GO é uma febre enorme em todo mundo.

 

Veja a a afirmação estatística abaixo e pense um pouco…

 

“Mais de 60% das pessoas que têm baixado o aplicativo nos EUA estão usando-o diariamente, ou seja, isso significa que cerca de 3% de todos os usuários de Android são usuários do aplicativo Pokémon GO.”

 

O número médio de usuários diários já ultrapassou o do Tinder (!!!) e poderá em breve passar app do Twitter. Parte do apelo de Pokémon GO é que ele realmente atravessa fronteiras de maneira geral – as pessoas em seus 20s e 30s lembram da explosiva popularidade do Pokémon na década de 90 e início dos anos 2000, e as crianças agora estão começando a ver quão incrível e divertido pode ser jogar no “monstro de bolso”. Devido ao grande alcance demográfico, há muitos usos potenciais para os comerciantes. É aí que entra a nossa parte…

 

 

Embora o aplicativo não ofereça quaisquer programas de patrocínio ou parcerias agora (pelo menos não de maneira oficial, por mais que rumores apontem algumas parcerias), o futuro é certamente cheio de possibilidades. Afinal, essa é a tendência geral no mercado de aplicativos e lembre-se de que o Pokémon GO tem seu download gratuito. Dito isso, aqui estão algumas das maneiras mais óbvias e atuais/potenciais onde negócios podem se envolver no mundo de Pokémon GO:

 

Como você pode fazer parte desse mundo digital?

 

Como falado, no momento não existam patrocínios ou publicidade disponível em Pokémon GO  mas mesmo assim ainda existem maneiras as quais negócios de todos os tipos podem se envolver. Se a sua empresa passa a ser o local de um ginásio Pokémon GO ou PokéStop, por exemplo, você pode tirar vantagem disso…

 

Vamos supor que um restaurante mexicano na minha cidade é um PokéStop, onde os usuários podem passar por aqui para receber brindes que vão ajudá-los no jogo:

 

Imagine agora que esse restaurante pudesse acolher esses usuários que estão dirigindo por aí (e vão ter que parat alguma hora) no seu negócio, oferecendo um desconto ou vantagem especial. Talvez uma entrada ou sobremesa se os clientes mostram o servidor de sua conta Pokémon GO ou cheques em seu restaurante com uma atualização de Facebook, tweet, ou post de Instagram…

agencia-seo-rj

 

Além disso, promover que a sua localização é perto de um ginásio ou parada estratégica (próximo a estações de metro ou que tenha estacionamento) pode obter mais visibilidade, se você tem uma boa presença na mídia social. É como fazer SEO local no Rio de Janeiro.

 

Se você é um editor, você ainda pode tirar vantagem. BuzzFeed vem apresentando vários round-ups e notícias sobre o jogo há semanas. Se há uma maneira de amarrar em seu próprio negócio o jogo sem ser rotulado como brega, isso tudo pode ser uma forma legal de se tirar proveito da conversa.

 

 

Se você não é um negócio baseado na comida, você ainda pode se envolver. Imagine vender camisas personalizadas e com desconto para usuários de Pókemon GO, ofertar estações de carregamento para os aparelhos celulares e tablets já que Pokémon GO causa um dreno tal da bateria que em poucas horas os jogadores precisam recarregar os seus devices, ou mesmo garrafas de água com sua marca como a Uber vem fazendo em alguns paises.

 

Depois que os usuários se sentirem confortáveis com o seu restaurante ou negócio local e saber que você é receptivo para usuários Pokémon GO irem, eles podem ser mais propensos a visitar novamente ou recomendar aos seus amigos…

 

As empresas também podem comprar módulos de atração e incenso, que atraem mais Pokémon para a área. Isto poderia levar ao aumento do tráfego a pé também!

 

Embora ainda não estejam disponíveis como o tempo, a Nintendo seria não seria negligente, se não, em pelo menos considerar deixar as empresas patrocinarem ginásios Pokémon GO, PokéStops, ou ganhos (como doces ou pokeballs). Como os usuários estão visitando as empresas em tempo real para a batalha, obter bônus, ou coletar Pokémons, poderia ser uma oportunidade lucrativa para a Nintendo faturar com as empresas para conseguir mais usuários de fora e recorrentes.

 

 

Mesmo fazendo uma cadeia de vários locais (como todos McDonalds do Rio de Janeiro, por exemplo) PokéGyms temporários ou PokéStops poderiam criar urgência, levando a uma maior tráfego de pé para os locais do McDonalds e um maior engajamento para o aplicativo. Isso seria legal para promover sanduiches em edições limitadas, por exemplo!

 

 

Como Pokémon GO continua a crescer como um fenômeno cultural, você precisa estar preparado para aproveitar todo o potencial envolvimento do usuário que se encaixa naturalmente com seu público-alvo… Boa sorte e “Gotta Catch ‘Em All!”