+55 21 3079-7050 [email protected]

A mídia social acabou de tornando um dos pilares da experiência online. Com mais de 1.5 bilhão de usuários ativos, centenas de milhares de pessoas estão interagindo no Facebook. Para anunciantes do Facebook isso representa uma grande quantidade consumidores em potencial. Veja aqui como aproveitar ao máximo essa tendência de mercado e utilize melhor sua página de facebook.

Muitas pessoas, em especial Internet Marketers tendem a ficar de fora do marketing no Facebook. Eles pensam que monetizar no facebook é impossível, sendo extremamente difícil de atrair fãs e alguns até dizem que o marketing no facebook esta acabado. Mas eu acredito que nunca houve um tempo melhor para ganhar dinheiro com o Facebook. Ela é hoje a plataforma mais fácil de criar uma base de fãs leais e mesmo as pessoas indo ao facebook sem intenção de compra se você fizer os métodos certos para monetizar você consegue criar fidelidade e confiança em seus fãs. A chave é pegar um nicho especifico que consiste nas pessoas que são extremamente apaixonadas por aquele assunto.

Vamos a um passo a passo para você entender tudo desde a criação da página até a forma de conseguir gerar dinheiro.

Escolhendo o nicho

Para pessoas que querem empreender digitalmente, essa pode ser uma das etapas mais difíceis do processo. Voce pode não saber, mas essa sua escolha pode ser determinante para o sucesso ou o fracasso do seu negocio. Dito isto, pegue um nicho que você seja apaixonado e tenha em mente que você vai precisar colocar conteúdo na página diariamente. Uma dica geral é fugir de nichos de assunto geral como “paginas de Memes” ou “cachorrinhos engraçados”

A grande maioria das pessoas tem a dificuldade de entender que a questão não é o numero de pessoas. Uma página de fazer cupcakes com cerca de 100 mil curtidas reais pode valer muito mais que uma página de figuras engraçadas com milhões de curtidas. Boa sorte tentando vender algo para um garoto de 13 anos que gosta da página de memes engraçados. O dono de uma página deste tipo provavelmente esta limitado com a opção de Adsense para monetizar (não fique limitado a isto nunca!)

É muito importante que você entenda os dados demográficos do seu nicho. Voce precisa pegar algo especifico para sua audiência mas ainda sim ter uma audiência grande. Por exemplo, você não quer criar uma página de corrida de banheiras (um esporte praticado só na cidade de Nanaimo no Canada), mas você também tem que ficar longe de atrair adolescentes (a maior parte deles não tem nem uma forma de pagamento). Tente também evitar nichos saturados, apesar de que o nicho de emagrecimento tem uma audiência fácil de monetizar. Mas nesses casos basicamente vai ser bem caro de construir uma base fãs. Para resumir: Escolha um nicho especifico que você goste e que possua uma audiência que você possa monetizar.

Construindo sua base de fãs

Se você esta criando uma pagina de facebook pela primeira vez, vai ser muito difícil começar a faze-la sem gastar dinheiro. Claro, se você já tiver outra página com seguidores você sempre pode enviar eles para a nova página. Muitas pessoas tentam evitar de gastar em anúncios e isso geralmente causa o fracasso dessas pessoas. Muitas pessoas tentam comprar centenas ou milhares de fãs em sites como o Fiverr e acabam tendo uma página com milhares de pessoas que não existem.

O único tipo de fãs que queremos são aqueles reais e leais, ativos de verdade. Pessoas que possam gostar e compartilhar nossos posts. No inicio existem apenas 2 maneiras de atrair fãs: Facebook Ads e promoção em outras paginas do facebook.

A maior vantagem de usar o anuncio do facebook é conseguir segmentar o publico por interesse. Por exemplo, Pepsi pode realmente só mostrar anúncios para quem curtiu a página ca Coca-Cola. Com esses anúncios você esta no controle dos dados demográficos da sua página. O assunto de criar anúncios no Facebook que convertam é bem mais extenso mas saiba, por enquanto, que é extremamente importante saber faze-los. A melhor dica aqui é manter sempre o assunto obvio no titulo e colocar uma chamada para a ação na descrição. Use um animal ou humano que esteja olhando para a câmera. Veja um exemplo:

exemploUma campanha normal pode conseguir um fa por 20 centavos, mas quando otimizada esse valor pode chegar até a 5 centavos.

Essa estratégia de pagar para conseguir seus fãs acaba sendo necessária apenas para o inicio. Depois com a própria geração de conteúdo e com uma base sólida de fãs ela vai começar a crescer sozinha.

Uma pagina de facebook pode crescer de maneira exponencial. Por exemplo, um mês pode ser necessário para sair de 10 mil para 20 mil fãs. Mas pode demorar apenas uma semana para conseguir sair dos 20 mil e chegar aos 30 mil. Nichos com conteúdo compartilhável tende a crescer mais rápido que a maioria.

Monetizando sua página

Todo mundo quer saber quando é a hora de conseguir monetizar sua página. Não existe uma resposta simples para essa duvida. No inicio, monetizar nem deve se passar na cabeça. O foco deve ser em construir uma base bem solida de fãs antes de qualquer coisa. Quando for a hora de monetizar, não esqueça de manter o conteúdo gratuito de qualidade (continue entregando valor), pois se sua página for uma grande página de vendas, você provavelmente vai começar a perder fãs assim que eles começarem a perder a confiança. Vale a pena mencionar, sempre que for vender algo, ofereça algo relacionado ao nicho para não parecer que você esta spamando qualquer coisa para sua base de fãs.

Para conseguir monetizar o máximo possível, você precisa ser criativo e pensar fora da caixa. Existem métodos de fazer dinheiro rápido como as ofertas chamadas CPA ou então ofertas de afiliado da Amazon. Essas são as maneiras que parecem ser mais Spam para seu publico e não são boas para o longo prazo. Existem outras maneiras também de monetizar como por exemplo uma lista de e-mail. Para conseguir converter seus fãs de facebok em uma lista de e-mail voce pode fazer um blog sobre o mesmo assunto e escrever artigos relacionados no seu blog, postando os links na sua página do facebook. Assim quando eles chegarem no seu site, você pode usar uma captura de e-mails e pronto! Agora você pode começar a criar uma estratégia de e-mail marketing que converta bem essas pessoas.

Outra forma de conseguir monetizar com a página do facebook é promovendo outras páginas. E isso só funciona se você já tiver uma base sólida e depende do tamanho da sua página e também do engajamento dos seus fãs.

Conclusão

Isso é praticamente o cenário geral sobre como construir uma página de sucesso no Facebook e conseguir monetizar. Lembre-se sempre de pensar fora da caixa e ser criativo. Não gaste meses tentando jogar coisas fora do nicho para seus fãs pois isso só faz você perder credibilidade e não ajuda em nada no engajamento. Depois de fazer a primeira página de sucesso, você facilmente pode começar a fazer a segunda e continuar um modelo viável de gerar receita.

TM  – SUA AGÊNCIA SEO

Construindo e monetizando uma página no Facebook
5 (100%) 1 vote