+55 21 2239-6528 contato@thundermustard.com

Existem alguns passos que todo proprietário de e-commerce deve dar antes de começar a investir no aumento de tráfego – tanto orgânico quanto patrocinado – para que o seu visitante tenha a melhor experiência possível enquanto navega pela sua loja virtual.

Por isso, separamos alguns investimentos simples que você pode fazer para melhorar consideravelmente o desempenho do seu e-commerce em termos de conversão e até mesmo de SEO, e vamos falar sobre todas eles ao longo desse post.

Melhore as descrições dos seus produtos

A descrição dos produtos é um dos pontos mais importantes para o consumidor realizar uma compra em uma loja virtual, uma vez que ele não tem contato físico com o que pretende comprar.

Portanto, é fundamental que as descrições dos seus produtos reúnam informações importantes de maneira objetiva e curta para atrair a atenção do seu visitante e esclarecer as principais dúvidas que ele pode ter em relação ao produto.

O copy da página do seu produto está falando com o seu avatar?

Ao montar o seu e-commerce, provavelmente você estabeleceu alguns perfis de consumidores ideais para a sua marca e para os seus produtos, certo? Logo, é essencial para o aumento das suas conversões que o copy da página dialogue com essas pessoas, garantindo que ele aborde problemas, soluções e dúvidas específicas do seu avatar.

Além disso, o seu copy deve focar em apresentar os benefícios dos seus produtos, e não nas características ou funcionalidades deles. Você até pode mencionar superficialmente esses pontos, é claro, mas eles não devem ser o foco do seu copy porque o consumidor está interessado em saber quais são os benefícios do seu produto e como ele pode melhorar a vida dele.

Você usa a mesma linguagem que os seus clientes usam para descrever os seus produtos?

A comunicação com o seu consumidor é algo vital para as suas conversões, então procure usar as mesmas palavras que os seus clientes usam para descrever os seus produtos, pois dessa forma você vai conseguir se comunicar de maneira natural com as pessoas abordando exatamente o que elas usam para se referir ao seu e-commerce.

Uma excelente maneira de fazer isso é por meio da análise dos comentários e opiniões dos seus clientes (e também dos clientes dos seus concorrentes) para ver quais são as frases e palavras comumente usadas por eles para o produto em questão. Com base nisso, você pode montar uma descrição mais fluida utilizando esses termos

Fotografe melhor os seus produtos

Assim como a descrição é importante, a imagem do seu produto faz toda a diferença para o cliente na hora de decidir comprar ou não. Portanto, priorize a qualidade da imagem que você utilizar para ilustrar o seu produto porque ela interfere diretamente na decisão do consumidor, tanto a favor do seu negócio quanto contra ele.

Inclusive, de acordo com uma pesquisa da BigCommerce, 67% dos consumidores acham a qualidade da imagem do produto muito importante ao realizar uma compra online, então invista nesse ponto para aumentar as conversões do seu e-commerce.

Invista em uma boa máquina fotográfica, iluminação e use ângulos criativos para tirar fotos que passem todo um contexto para o consumidor, de modo que ele consiga não só visualizar a qualidade do produto, mas também se enxergar usando o item no dia a dia. Caso haja orçamento disponível, contrate um profissional para fazer essas fotos porque o resultado de um trabalho bem feito faz toda a diferença!

Não se esqueça também de trabalhar as imagens para que elas tenham uma resolução ainda melhor em termos de cor, iluminação e contraste. Desde que você não passe uma informação falsa nas imagens utilizadas, esses recursos podem ajudar bastante a melhorar a qualidade das suas fotos, então não tenha medo de tratar as fotos dos seus produtos antes de coloca-las no seu site.

Adicione vídeos dos seus produtos

Se a imagem estática tem o poder de influenciar na decisão do consumidor, vídeos dos produtos sendo utilizados podem agregar muito mais valor para o seu cliente, uma vez que ele vai conseguir ver exatamente como o produto pode ser usado. Por isso, o vídeo pode ser uma ferramenta poderosa na conversão do usuário em cliente, então use isso a favor da sua marca.

O vídeo pode ser feito em forma de tutorial ou apenas como maneira de exibir o produto ressaltando os seus detalhes e informações mais relevantes para que o cliente consiga ter uma visão geral mais completa, complementando as fotos do produto utilizadas na descrição.

Valorize os comentários dos seus clientes

A prova social é extremamente importante para um e-commerce nos dias de hoje pois os consumidores procuram por avaliações e comentários de outros consumidores daquele produto antes de decidir compra-lo, ou seja, o cliente está bastante preocupado com o que outras pessoas têm a dizer sobre a sua marca e isso tem sido mais relevante até do que a própria descrição do produto.

Logo, possibilitar esses comentários e avaliações por parte dos seus clientes faz da sua página de produtos muito mais eficaz e ainda te ajuda a identificar possíveis problemas e reclamações dos seus consumidores para que você possa melhorar esses pontos. Para isso, você pode usar uma ferramenta que permita a exibição dessas provas sociais, então escolha sabiamente a que melhor vai atender essa necessidade do seu e-commerce.

Como executar esses passos?

Em primeiro lugar, você vai precisar analisar a sua loja virtual e decidir quais desses aspectos são os mais importantes e urgentes para definir uma ordem de prioridade (especialmente se o seu orçamento for mais limitado).

Com base nisso, crie uma estratégia para implementar essas melhorias e foque nos projetos que vão trazer mais resultados para o seu e-commerce, conheça bem o seu nicho de mercado e as dores do seu público-alvo para fazer tais investimentos da melhor maneira possível e, depois desse estudo, você vai conseguir melhorar o tráfego orgânico do seu e-commerce junto com as estratégias de ecommerce SEO que serão utilizadas para isso.

Clique aquu para voltar para a home page

Conheça alguns investimentos simples em marketing que vão impulsionar o seu e-commerce
Avalie agora