+55 21 2239-6528 contato@thundermustard.com

Como o SEO ainda é uma estratégia de marketing em crescimento no Brasil, é muito comum que alguns os sites cometam uma série de erros que atrapalham o desenvolvimento da empresa na internet.

Por isso, quando um cliente procura a Thunder Mustard para dar início a um trabalho de otimização do site para os motores de busca, e caso o cliente já tenha realizado algum trabalho nesse sentido, nós realizamos uma auditoria de conteúdo para avaliar esses erros e corrigi-los para que a gente seja capaz de entregar um resultado satisfatório aos nossos clientes.

 O objetivo dessa auditoria é poder orientar melhor o cliente sobre quais serão as estratégias de SEO utilizadas no que diz respeito a produção de conteúdo para o site pois, sem avaliar esses pontos, é muito mais difícil criar uma estratégia eficaz e que atenda às verdadeiras necessidades do negócio.

Assim, nós conseguimos oferecer mais informações sobre como melhorar o conteúdo do seu site para manter os usuários por mais tempo nele, com o intuito de convertê-los em consumidor da sua marca. Confira a seguir quais são os erros em SEO mais cometidos pelas empresas:

Calls-to-action confusas

O propósito da página precisa ser extremamente claro para que o usuário consiga entender o que você espera que ele faça ao acessar o seu site e, na grande maioria dos casos, isso raramente acontece e acaba sendo um dos pontos que mais precisa passar por uma reformulação de estratégia.

Uma forma de deixar essa intenção mais explícita é utilizar botões de comando, como “visite a nossa loja” ou “clique aqui”, seja para ler um conteúdo, comprar um produto, baixar um PDF ou qualquer que seja o objetivo da sua página. O importante nesse ponto é não perder o visitante por não ter lhe fornecido instruções claras sobre o que fazer na página.

Falta de conteúdo durante todas as etapas da jornada do consumidor

Quando realizamos uma auditoria de conteúdo, nós sempre olhamos dentro do funil de vendas se cada página está direcionada para as etapas da jornada do usuário no site até que ele se torne um cliente. São quatro: conscientização, consideração, compra ou retenção, e em cada um desses passos a página precisa ter determinadas características para conseguir oferecer todo conteúdo ao visitante.

Entretanto, é muito comum encontrarmos páginas com muito mais conteúdo focado na compra, mas sem conteúdo suficiente que reforce os outros três pontos que são essenciais para que um usuário tome a decisão de comprar determinado produto.

Apesar de isso não ser uma regra, especialmente se o site contar com um blog para abordar essas etapas do processo de compra, ainda notamos que a consideração e retenção são frequentemente negligenciadas no conteúdo e, embora o ciclo do comprador seja diferente para cada produto, vale ressaltar que ainda é importante ter um conteúdo que aborde cada etapa, independentemente de quão breve seja o estágio.

Mau aproveitamento de depoimentos de outros clientes

Colocar todos os depoimentos e opiniões dos seus clientes sobre vários aspectos do seu site em uma só página pode acabar não fazendo muito sentido, além de haver a possibilidade de isso confundir novos usuários. Procure utilizar esse feedback de maneira funcional para o seu negócio, colocando esses comentários em páginas que estejam relacionadas com o assunto comentado.

Por exemplo, se o depoimento falar sobre a rapidez da entrega do seu produto, utilize esse depoimento na página de envio do produto. Assim, você passa mais credibilidade para o consumidor final, dando mais autoridade para o seu copy e auxiliando na escolha individual de cada um.

Não fazer do conteúdo relevante localmente (caso seja necessário)

Caso a localização seja importante para o seu negócio, o conteúdo das páginas pode (e deve) ser utilizado para gerar relevância local. Fazer com que sua equipe de vendas tome nota das perguntas comuns que são feitas pelo consumidor para que elas sejam abordadas no conteúdo da página pode ajudar bastante a melhorar na relevância local da sua empresa e no ganho clientes fiéis.

Não falar sobre preços dos produtos e serviços

É compreensível que as empresas tenham um certo receio de colocar seus preços logo de casa, a menos que o site seja propriamente um e-commerce que tem como objetivo vender por aquela plataforma mesmo.

Além disso, mostrar os preços no seu site é muito importante para que você consiga estabelecer uma relação de confiança com o seu consumidor em potencial. Por essa razão, é necessário ser transparente em relação às informações que você vai trazer em cada página para que o usuário possa acreditar no que você tá falando e te enxergar como autoridade frente à concorrência.

Logo, quando nós fizermos uma auditoria de conteúdo para o seu site, vamos avaliar todos esses e outros pontos que podem ser melhorados para que você consiga melhorar seu posicionamento no Google, aumente o tráfego orgânico das suas páginas e melhore as suas conversões para ter um retorno considerável sobre o investimento feito ao contratar uma agência de marketing digital para cuidar disso.

Conheça alguns dos erros em SEO mais cometidos pelos sites
Avalie agora