+55 21 2239-6528 contato@thundermustard.com

O Excel é uma ferramenta amada pela maioria dos profissionais de SEO por ser extremamente versátil e poderoso e, por essa razão, ele continua resistindo ao longo do tempo e mesmo com o surgimento de outras ferramentas mais modernas nos tempos de hoje.

A verdade é que não há maneira mais fácil de classificar e categorizar dados rapidamente com tão pouca entrada necessária quanto no Excel e isso faz dele uma ferramenta muito útil para quem trabalha com marketing digital, especialmente com SEO.

Com o Excel, você pode ordernar listas de palavras-chave em ordem alfabética, relatórios de receita pela maior receita obtida, páginas pela maior taxa de rejeição, por exemplo, e o que mais você quiser e/ou precisar classificar para traçar suas estratégias.

Para facilitar a sua vida, no post de hoje aqui do blog da Thunder Mustard, trouxemos algumas dicas sobre o uso do Excel que provavelmente você não conhece e não sabe que esses detalhes podem simplificar ainda mais o seu trabalho.

Coringas

O Excel usa o comando * (asterisco) como um curinga e se você quiser cortar parte de um conjunto de dados, é fácil de fazer utilizando esse recurso. Por exemplo, digamos que você tenha uma lista muito grande de links, mas deseja que apenas uma URL fique como amostra de cada domínio.

Depois de localizar/substituir por http:// e https://, você pode reduzir cada URL para apenas seu domínio de nível superior localizando e substituindo por /* – o asterisco é um caractere curinga que remove tudo após a primeira barra invertida.

Em seguida, você pode usar essa função de eliminação de duplicação para excluir todos os exemplos de cada URL, exceto o que você quer manter.

Texto para Colunas

Esse recurso é outro ponto brilhante do Excel. Por meio dele, você pode realmente delimitar qualquer caracter que quiser? Colocando cada subpasta em sua própria coluna, você pode usar uma tabela dinâmica para descobrir exatamente quantas páginas existem em cada nível e, em seguida, usar os dados da tabela dinâmica para criar rapidamente um mapa visual em outra ferramenta.

Função Localizar

Sem dúvidas, essa é uma das funções mais úteis no Excel e você pode usá-la para eliminar coisas de listas de palavras-chave, por exemplo. Digamos que você tenha uma lista enorme de palavras-chave e queira encontrar os resultados que contenham apenas uma versão de uma palavra. Para isso, você só precisaria criar uma nova coluna e usar essa fórmula, em que “palavra” é a palavra que você deseja encontrar: = FIND (“palavra”, B2,1)

Conclusão

O Excel é simplesmente a melhor e mais rápida maneira de cortar e dividir pequenos conjuntos de dados, e uma ferramenta essencial de SEO que pertence ao seu arsenal, e apesar de termos focado no Excel nesse texto, gostaríamos de ressaltar que normalmente essas tarefas também podem ser executadas em outros programas de planilhas, incluindo o Google Sheets, então mesmo que você não se sinta confortável ao usar o Excel, você pode aplicar esse conhecimento em outros programas sem problemas.

Conheça algumas dicas sobre o Excel que podem te ajudar em SEO
Avalie agora