+55 21 2239-6528 contato@thundermustard.com

No post anterior (clique aqui para ler), nós ensinamos como instalar o plug-in Yoast SEO no seu site em WordPress, e hoje nós vamos te mostrar como utilizar essa ferramenta. Depois de instalar e configurar o plugi-in, acesse o menu do lado esquerdo no painel de administração do seu site e clique na opção “Todas as postagens” ou “Todas as páginas” para ver uma lista de todas as suas páginas/postagens.

Em seguida, você vai ver uma coluna marcada como “SEO” no lado direito da tela. Esta coluna mostra um ponto indicando como o Yoast SEO classificou essa página. O sistema utiliza pelo Yoast SEO é muito simples e classifica a facilidade de uso de uma página com SEO. Veja abaixo:

  • Ponto cinza: significa que o Yoast SEO não tem nenhuma informação disponível para essa página;
  • Ponto verde: significa que a página é boa;
  • Ponto vermelho: significa que há alguns problemas significativos;
  • Ponto amarelo/laranja: significa que há espaço para melhorias.

Se você estiver no processo de análise das páginas ou postagens do seu site para otimizá-las, essa coluna pode ser muito útil pois você pode classificar essas páginas/postagens de acordo com o a coluna, facilitando a identificação de quais páginas precisam de atenção.

Clique em “uma página” ou “postar” para abrir sua página/editor de postagem e você verá a caixa de ferramentas Yoast SEO abaixo da área onde você digita o conteúdo. A caixa de ferramentas do Yoast SEO tem algumas abas diferentes, e a primeira dessas abas é a “Geral”.

A aba “Geral” é onde você pode escrever o title e a meta description da página e especificar qual palavra-chave você está segmentando. Quando você define sua palavra-chave de foco, o plug-in analisa o conteúdo, o title, o URL, a meta description e o title da página, além de informar quantas vezes sua palavra-chave segmentada está sendo usada. Assim, você consegue saber se está usando sua palavra-chave segmentada o suficiente.

Ao definir sua palavra-chave de foco, lembre-se de usar a palavra-chave principal que deseja segmentar, pois você só poderá definir uma palavra-chave de foco por vez no Yoast SEO. A área “Snippet Preview” é uma ferramenta incrível. Ela permite que você veja como será seu title e meta description em uma SERP, para que você possa garantir que nada de importante esteja sendo cortado.

Depois de definir sua palavra-chave de foco na aba “Geral”, salve ou atualize seu rascunho e clique na aba “Análise de página”. Isso fornecerá um feedback específico sobre como o mecanismo de pesquisa é amigável ou não é a sua página. O Yoast mostrará comentários com base em fatores: se você está usando sua palavra-chave segmentada em excesso ou não, se você tem imagens ou links externos, o tamanho do seu conteúdo, se você usou uma palavra-chave antes em outra página, entre outros fatores.

Pontos a serem considerados

Obviamente, o ideal é que você consiga o maior número possível de pontos verdes e conserte o máximo de pontos vermelhos que puder, mas ter alguns pontos amarelos não é de todo ruim. Tenha em mente que, embora o Yoast possa fornecer um feedback muito útil, você não precisa necessariamente aceitar todos os conselhos dele.

O Yoast também pode fornecer algum feedback que pareça não natural ou ilógico se você realmente implementou essas alterações. É muito importante lembrar que o Yoast está analisando de maneira extremamente objetiva o seu conteúdo e que, por fim, você está escrevendo conteúdo para ser lido por humanos, não por mecanismos de pesquisa.Portanto, use seu melhor julgamento sobre as recomendações que você vai receber desse plug-in.

Se a opção da aba “Avançado” na caixa meta do Yoast não tiver sido desativada, você verá uma aba marcada como “Avançado”. Aqui, você pode alterar as configurações de meta robôs e sitemaps, ou definir uma URL de redirecionamento 301. Se esta é uma página de conteúdo que foi publicada em outro lugar na Internet, você pode estabelecer uma URL canônica aqui também.

Social

Agora que sua página parece boa para os mecanismos de pesquisa, na aba “Social” você garante que ela também fique ótima quando for compartilhada nas mídias sociais. Como os feeds de mídia social tendem a se mover muito rapidamente, é importante garantir que suas páginas sejam atraentes o suficiente para se destacar entre a multidão quando alguém compartilha seu conteúdo.

Se você não preencher nada nesta seção, os sites de mídia social usarão automaticamente o título da página, a meta description ou um snippet de conteúdo da sua postagem e selecionarão uma imagem para usar, mas se você já tentou compartilhar conteúdo nas mídias sociais, sabe que nem sempre o plug-in escolhe a imagem ideal. Você pode corrigir isso enviando a imagem que deseja usar.

O ideal é que o título e a meta description ou o snippet do conteúdo da sua página atraiam bastante atenção para as mídias sociais, mas você sempre pode reescrevê-los, se quiser.

Publicação

Quando você terminar de otimizar sua página, dê uma olhada na caixa em que você pode agendar uma postagem, alterar as configurações de privacidade ou simplesmente clicar no botão “Postar”.Você verá outro ponto aqui informando como o Yoast SEO classificou esse post ou página como um todo. Para um plugin gratuito, a quantidade de funcionalidades que você recebe do Yoast SEO é incrível.

Agora que você está familiarizado com o plug-in do Yoast SEO, não terá nenhum problema em tornar seu site o mais amigável possível para os mecanismos de pesquisa. Entretanto, se você estiver interessado em uma funcionalidade extra, talvez queira conferir as extensões premium do Yoast SEO.

Extensões premium do Yoast SEO

Se você tiver que redirecionar muitas URLs, a extensão premium do Yoast SEO pode valer a pena. Ela tem um ótimo gerenciador de redirecionamentos que permite a você importar redirecionamentos de seu arquivo .htaccess, escrever redirecionamentos para o arquivo .htaccess e escolher o tipo de redirecionamento desejado – além de mais ferramentas para facilitar a criação de redirecionamentos. Você também terá acesso a 13 vídeos tutoriais diferentes, caso ainda tenha dúvidas sobre como usar o Yoast SEO.

Video SEO

Se o seu site tiver muito conteúdo de vídeo, o plug-in Video SEO poderá ajudá-lo a fornecer aos mecanismos de pesquisa as informações necessárias para ajudar a indexar seu conteúdo em vídeo para que você possa obter um resultado de SERP de rich snippet. Os resultados de rich snippet são difíceis de obter e o uso do plug-in Video SEO não garante que seu site os receba, mas se o Google decidir que seu conteúdo é digno deles, esse plug-in pode ajudá-lo a obter um.

Notícias de SEO

Seu site está focado em conteúdo de notícias? Em caso afirmativo, a extensão de notícias do SEO ajudará você a otimizar seu site de forma a ajudá-lo a obter destaque nos resultados do Google Notícias. Ele não envia diretamente seu site para o Google Notícias, mas ajuda você a otimizar seu site de forma a ajudar você a chegar lá. Ele oferece a opção de criar uma “Marca de destaque”, criar sitemaps de notícias em XML e muito mais.

SEO local

Por fim, há a extensão SEO local. Se é importante que você seja destaque em resultados de pesquisa geograficamente específicos, essa é a extensão para você. A extensão SEO local ajuda você a fornecer aos mecanismos de pesquisa informações importantes sobre sua empresa, como seu endereço, número de telefone e horário de funcionamento, para que o mecanismo de pesquisa possa fornecer informações mais precisas e detalhadas aos usuários.

Agora que você já aprendeu a instalar o plug-in e a usa-lo no seu site em WordPress para otimizar os seus esforços de SEO, baixe agora o Yoast SEO e utilize essa ferramenta da melhor maneira possível para fazer o seu site crescer.

Como usar o Yoast SEO
Avalie agora