+55 21 2239-6528 [email protected]

Os dispositivos móveis, especialmente os smartphones, fazem cada vez mais parte da nossa vida e do nosso dia a dia, seja para acessar nossas redes sociais, ler uma notícia ou até mesmo para comprar algum produto.

Por isso, é extremamente importante que o design das páginas seja responsivo para que elas possam se adaptar a qualquer tamanho de tela do dispositivo utilizado para acessa-las, ou seja, independentemente do dispositivo do usuário, ele conseguirá visualizar todo o conteúdo mostrado pelo site de maneira legível, o que é fundamental.

Como isso ajuda no SEO?

Nós sabemos que os motores de busca, sobretudo o Google (que é o mais importante deles), querem levar os usuários para sites que eles querem ver e que vão oferecer uma experiência de qualidade para eles.

Logo, quando o Google navega em um site, ele avalia se aquele será um bom resultado para o visitente e um dos critérios para essa avaliação ser positiva é ter um design responsivo porque uma parte considerável dos usuários está acessando o Google por meio de um dispositivo móvel, e se o seu site não for capaz de se adaptar a isso, você não aparecerá como melhor opção para a pesquisa feita.

Isso acontece porque, se o seu site não tiver um design responsivo, 61% dos visitantes vão retornar para o Google para encontrar outro site que tenha, aumentando a sua taxa de rejeição para o motor de busca em questão, que diminuirá a sua classificação. Entretanto, se o seu site tiver um design responsivo, os usuários terão acesso a todo o conteúdo sem nenhum tipo de problema, o que faz a satisfação deles ser maior ao visitarem o seu site e isso é um fator importante para o Google te mostrar como um resultado relevante.

Ter um site responsivo, inclusive, é uma recomendação do próprio Google para avaliação do SEO da página e, além disso, ele também classifica o site otimizado e responsivo como relevante para pesquisas feitas pelo celular, o que é mais um diferencial para que você consiga alcançar mais usuários.

Outro ponto importante que o design responsivo impacta positivamente é no link building, pois um link relacionado ao seu site principal também será relacioando ao seu site para dispositivos móveis e, uma vez que a concorrência na pesquisa para dispositovos móveis é menor, você terá backlinks do seu site principal mesmo quando o acesso for feito de um dispositivo móvel e por mais que isso pareça ser um pouco complexo, você terá uma vantagem instantânea frente aos seus concorrentes por isso pois o seu perfil de backlink será mais forte.

Tenha versões diferentes do seu site para cada dispositivo

Caso as páginas do seu site sejam muito pesadas por terem muito conteúdo, é interessante pensar além da adaptação para os dispositivos móveis. Nessa situação, ter versões separadas e diferentes das páginas para cada dispositivo seria o mais adequado para que a experiência do usuário não seja comprometida por causa do aparelho usado para acessar o seu site.

Sites grandes, como o The New York Times, já fazem isso. Existe uma versão do site para celular que mostra apenas uma pequena parte de todo o conteúdo do jornal para que o visitante consiga ler sem nenhuma dificuldade independentemente do dispositivo utilizado.

Portanto, investir em um design responsivo para o seu site no momento da criação é muito importante para o crescimento dele e para o próprio SEO que a agência marketing digital fará  para as páginas do site ganharem relevância nos motores de busca, além disso melhorar muito a experiência do usuário que é cada vez mais mobile.

Como um design responsivo ajuda no SEO da página?
Avalie agora