fbpx

                Com os constantes esforços do google em otmizar seu algoritimo de buscas para resultados otimizados – algo que já vem sendo posto em prática através do rankbrain – um fator de rankeamento que vem ganhando cada vez mais importância para o SEO é a experiência do usuário.

Existem muitos modos diferentes de otimizar a experiência do usuário e um dos principais deles é através da otimização da taxa de conversão ou CRO (Conversion Rate Optimization). Hoje iremos focar em um ponto específico: a utilização de captchas e porque eles podem estar prejudicando, e muito, a experiência dos visitantes do seu site e desse modo prejudicando sua taxa de conversão e seus rankings no google.

Seo Rio de janeiro

Por quê captchas fazem tão mal ao seu site

 

                Existem muitas razões pelas quais, na imensa maioria das vezes, é melhor que você não utilize captchas no seu site, mas iremos focar aqui nas principais delas.

O primeiro grande problema do captcha é que ele atua como uma espécie de barreira entre você e o seu cliente. Primeiro porque ao ter o mesmo tipo de tarefa ou pergunta a qualquer visitante – incluindo a infâme: “Você é um robô?” – você já tira, logo de cara, qualquer senso de personalização que um visitante poderia ter em relação ao seu site, e isso já diminui bastante suas chances de conversão e também de tornar aquele visitante um cliente de longa data, que vai voltar diversas vezes ao seu site e consumir seus produtos ou serviços repetidamente. Inclusive, muitos estudos mostram uma queda na conversão média de 3 a 3.5% devido a utilização de captchas, o que para muitos nichos significará uma perda média de metade das suas conversões.

Outro grande problema que na maior parte das vezes não é percebido por muitos sites é que captchas são, na verdade, problemas e não soluções. Ao longo dos anos, muitas empresas foram tentando se adaptar e utilizar diferente formas de captchas, desde o modelo tradicional no qual você deve digitar uma combinação de letras e números aleatórios até os captchas mais atuais, baseados em imagens. Entretanto, o grande problema persiste: seu visitante esta tentando fazer alguma coisa, como comprar um produto ou simplesmente preencher ou formulário ou até mandar um comentário, mas o seu site continua criando uma barreira inútil na frente impedindo-o de concretizar seu objetivo de modo rápido. Com isso, cada vez mais você cria um sentimento de frustração no visitante do seu site que, desse modo, pode ir lentamente criando uma resistência e deixar de voltar ao seu site por completo.

 

Porque o captcha não é abandonado então?

 

                Se o captcha é tão ruim para um site, impactando negativamente a experiência do usuário, a taxa de conversão e, a longo prazo, a própria construção da cosnciência de marca, então o caminho natural seria o completo abandono dessa ferramenta certo?

Infelizmente, não é bem assim. Na verdade, o percentual de sites que utilizam captchas aumenta constantemente e a tendência é que continue assim. Em troca de um ganho marginal de tempo para gerir spam, perde-se bastante na experiência proporcionada ao usuário.

Outra coisa interessante a se notar é que, supostamente, captchas tem como intuito serem extremamente fáceis para humanos completarem, mas difícil para máquinas. Entretanto, um estudo feito pela Universidade de Stanford mostrou que:

.Captchas visuais demoram em média 9.8 segundos para serem completados

.Captchas de áudio levam bem mais tempo para serem solucionados – 28.4 segundos

.Captchas de áudio tem uma taxa de desistência de 50%

Além disso, captchas costumam ser bastante ambíguos. Esse mesmo estudo mostrou que em 29% das vezes não será possível encontrar três pessoas diferentes que concordem com relação a quais são as letras que aparecem no captcha. Tudo isso mostra o quanto a simples adição de um captcha a um site pode ter o poder de estragar a navegabilidade e gerar uma grau de frustração e irritação no usuário que certamente não será nada bom para a sua marca.

 

Como resolver isso?

 

                Em alguns casos, a utilização de captcha pode ser inevitável. Entretanto, existem uma inifinidade de outros cenários nos quais se utilizar de um captcha para combate spam não será a melhor opção e só prejudicará o próprio site, devido a todos os fatores já discutidos. Assim, existem já algumas soluções alternativas para combater spam, e muitas outras ainda podem ser desenvolvidas.

Uma dessas opções é o Akismet, um plugin do WordPress que monitroa milhões de site, identificando padrões e dados que são utilizados para bloquear potenciais bots com fins de spam. Outra solução é o que chamamos de tática do pote de mel, ou honeypot technique. Essencialmente, essa estratégia envolve colocar um formulário “escondido” na interface do seu site, de modo que nenhum visitante real do site consiga enxergar que há algo ali. Assim, caso esse formulário seja preenchido, há grandes chances de que tenha sido uma máquina, e desse modo o sistema pode rapidamente bloquea-lá.

É claro que essa não é uma solução definitiva, já que, naturalmente, podem ser desenvolvidos bots que adquiram a capacidade de identificar quais tipos de formulários não devem ser preenchidos. Apesar disso, atualmente essa se mostra uma opção muito melhor do que interromper constantemente os visitantes do seu site e força-los a ter que realizar alguma tarefa completamente irrelevante e irritante.

Captchas levam, na maioria imensa das vezes, a uma experiência de navegação negativa. Eles frustram os usuários, prejudicam as conversões e, a longo prazo, podem inclusive prejudicar suas conversões. Por isso, se você utiliza captchas no seu site, seria bom reconsiderar essa decisão.

Veja mais: Seo Rio de Janeiro