+55 21 2239-6528 [email protected]

Conforme explicamos no post anterior, os motores de busca rastreiam toda a internet para conseguir encontrar e fornecer resultados relevantes e de qualidade para os seus usuários, ou seja, para os sites e páginas aparecerem entre os primeiros resultados orgânicos, eles precisam oferecer da maneira mais otimizada possível o que as pessoas estão procurando.

E como ocorre essa interação?

uma imagem sobre motor de busca

As pessoas interagem com os motores de busca da seguinte maneira: elas recorrem até eles e realizam uma pesquisa por uma palavra ou termo chave para obter o resultado para o que elas estão procurando. Os motores de busca utilizam algoritmos para encontrar e determinar quais são os melhores resultados por ordem de relevância, mas se sabemos que eles servem para ligar os usuários aos resultados relevantes, então o site precisa ser pensado para o usuário e não para o algoritmo.

Desse modo, a pergunta que você vai precisar responder a respeito do seu site é o que o seu público alvo está procurando e se você está sendo capaz de fornecer de maneira otimizada o que ele procura. Existem algumas formas de conseguir melhorar isso e é sobre elas que vamos falar, pois no final das contas, são elas que melhoram a experiência do usuário no seu site e fazem com que ele retorne e se mantenha sempre ali.

O que você deve fazer para melhorar a experiência do usuário?

Em primeiro lugar, é preciso ter um site organizado para que o usuário se sinta confortável e seguro ao navegar por ele. Os motores de busca levam isso em consideração na hora de ranquear os resultados orgânicos, pois, como já dissemos, sua função é apresentar os melhores resultados ao usuário. É fundamental que a página tenha links válidos, carregue rápido e tenha imagens e mídias otimizadas, e para ter certeza de que o site está cumprindo com isso, imagine-se no lugar do usuário e analise a sua satisfação quanto a esses critérios.

uma imagem sobre usuário

E já que as pessoas utilizam os motores de busca para “fazer perguntas”, o site precisa responder essa pergunta feita pelo usuário. Para isso, é importante analisar profundamente o seu público alvo, pois assim você vai saber exatamente o que dizer e quais conteúdos produzir para ele quando ele procurar o que você tem para oferecer. Isso também é recompensado pelos motores de busca, uma vez que eles servem exatamente para mostrar ao usuário o que é mais relevante para aquela pesquisa dele.

O que mais você pode melhorar?

Outro aspecto fundamental para melhorar a experiência do usuário é deixar o seu site ou a sua página otimizada para dispositivos móveis, como tablets e celulares. As pessoas utilizam cada vez mais esses aparelhos para se conectarem à internet justamente por conta da praticidade que eles oferecem, diferente de um computador, então ter uma página compatível com esses aparelhos é primordial. Inclusive, já existe um algoritmo do Google voltado para esse critério, ou seja, também é recompensado pelo principal motor de busca que temos atualmente.

Todas essas estratégias de marketing fazem parte do SEO, então para melhorar cada vez mais a experiência do usuário e, consequentemente, seu posicionamento nos resultados orgânicos dos motores de busca, invista nelas.

Como as pessoas interagem com os motores de busca?
5 (100%) 1 vote