fbpx

O modo como o Google mostra os resultados mudou drasticamente ao longo dos anos e, consequentemente, mudou também o modo como os usuários interagem com a ferramenta de busca. De uma forma resumida, podemos dizer que as principais mudanças foram:

 

– Os primeiros resultados das buscas orgânicas nem sempre se encontram mais no canto superior esquerdo

 

– A utilização constante de smartphones para realizar buscas condicionou os usuários de motores de busca a procurar os resultados mais interessantes muito mais verticalmente do que horizontalmente nas páginas de busca

 

– Há uma tendência maior, por parte dos usuários, em realizar um maior número de buscas, mas passar menos tempo interagindo com os resultados de cada busca individualmente.

 

– Sites posicionados mais abaixo (posições 2-4, principalmente) costumam receber um volume de cliques muito maior do que recebiam há anos atrás.

 

– A posição número 1 continua recebendo a maior parte dos cliques, algo em torno de 33%, mas podendo chegar a 45-50% dependendo do termo pesquisado.

 

O modo como uma lista de websites posicionados na primeira página é mostrado aos usuários é substancialmente diferente em um smartphone em comparação a um desktop. A falta de espaço disponível no primeiro caso limitada significativamente o número de sites vísiveis à primeira vista pelo usuário (sem que ele precise rolar a tela), o que aumenta a competitividade pelas primeiras posições ainda mais.

 

Recentemente, um estudo da meditative buscou analisar o comportamento de usuários de motores de buscas, visando responder basicamente a 4 perguntas distintas:

 

  1. Em que localização da tela usuários de smartphone clicam mais nos motores de buscas? E usuários de Desktop?
  2. O quão importante é a localização nos resultados de busca para conseguir mais vizualizações e cliques dos usuários?

 

  1. Ter que rolar a página afeta positiva ou negativamente a taxa de cliques dos resultados posicionados mais o final?

 

  1. O que pode ser feito para garantir que o seu site seja visto e clicado nos resultados de busca?

SEO Mobile x Desktop

Conclusões

 

  1. O resultado número 1 das buscas continua recebendo a maior parte dos cliques. Porém, ele demora em média 87% de tempo a mais para ser visto em um celular comparado com um desktop.

 

Se o resultado na imagem abaixo fosse em um celular, a imagem que parece ao lado seria jogada para cima dos primeiros resultados orgânicos, obrigando os usuários a rolar a tela para encontrá-los.  Apesar disso, a taxa de cliques do primeiro resultado orgânico continua sendo a maior entre todas as posições, ele apenas leva mais tempo para ser clicado, o que indica uma maior necessidade de relevância para evitar a maior possibilidade de distração dos usuários

SEO

 

  1. Apenas 7.4% dos cliques no Desktop foram para posições abaixo da quarta, contra 16% dos cliques em celulares. 62.9% das pesquisas resultaram em descida de tela

 

É cada vez mais importante garantir que o seu site apareça entre as 4 primeiras posições, pelo menos, para que você possa aproveitar uma fatia considerável do tráfego orgânico, já que nem todas as pessoas chegam a rolar a tela antes de clicar em algum resultado e o percentual de cliques em resultados mais abaixo vem caindo cada vez mais.

 

  1. Em celulares, gráficos receberam 11% mais cliques e a primeira posição recebeu 22% menos cliques em comparação com o Desktop

 

Essa dado nos indica que em pesquisas realizadas por meio de celulares, mesmo posições mais baixas conseguem obter um número relativamente razoável de cliques, em comparação com o Desktop. Isso se dá principalmente pelo grande número de itens que aparecem antes dos resultados orgânicos, como gráficos por exemplo em muitas buscas, o que naturalmente obriga o usuário que pesquisa por meio de celular a rolar a tela, criando uma chance maior para que os resultados posicionados mais abaixo possam ser clicados.

 

  1. Anúncios no topo dos resultados são vistos por 91% dos usuários

 

  1. 2 % dos cliques totais foram para anúncios pagos em Smartphones, comparados com apenas 14.5% em Desktop

 

Investir em anúncios pagos para melhorar o tráfego no curto prazo é uma estratégia que irá valer mais a pena em celulares do que em Desktop

 

  1. Mapas e listagens locais receberam 47% mais cliques quando posicionados acima dos resultados orgânicos

 

O posicionamento das listagens de negócios locais em determinadas buscas pode ter um grande impacto no número de cliques e consequentemente na captura de tráfego de cada uma das posições constantes daquela lista.

 

Conclusão

 

Definitivamente o comportamento dos usuários de mecanismos de busca muda drasticamente dependendo se a busca é feita por meio de um desktop ou de um celular. O ponto fundamental aqui, entretanto, é saber da importância de otimizar especificamente para o mobile também, em função do número cada vez maior de pesquisas realizadas por esse meio, o que representa uma oportunidade de geração de tráfego que ainda não é muito bem explorada.

 

Veja mais: Seo Rio de Janeiro