+55 21 2239-6528 [email protected]

O conteúdo é uma das partes mais importantes de uma estratégia de SEO capaz de gerar bons resultados para uma empresa. Por essa razão, é preciso pensar em como produzir esse conteúdo de maneira otimizada para os motores de busca pois um conteúdo pobre e que não foi estrategicamente planejado não vai trazer tráfego orgânico para o seu site, ou seja, você estará investindo em marketing de conteúdo à toa.

Os motores de busca, sobretudo o Google (que é o nosso foco por se tratar do maior e mais importante buscador atualmente), conseguem quantificar a qualidade do conteúdo produzido para que isso sirva de critério no ranqueamento do seu site dentro dos resultados mostrados por eles. Portanto, o processo de produção e criação do conteúdo precisa ser bastante rigoroso, e a melhor forma de começar isso é por meio do keyword research, ou pesquisa de palavras-chave.

Como fazer isso de maneira eficiente?

SEO e marketing de conteúdo, de maneira geral, não são subjetivos. Para que sua estratégia funcione e você consiga conquistar mais tráfego orgânico, é preciso haver um planejamento objetivo para que você possa descobrir o que os usuários dos motores de busca estão procurando em relação ao seu nicho de mercado ou produto, e assim você possa construir o seu conteúdo com base nesses termos e consiga aparecer como resultado para essas buscas.

Então, selecione seus tópicos de conteúdo a partir das palavras-chaves que você viu que estão sendo regularmente pesquisadas pelo seu público-alvo e, de acordo com o volume de pesquisa desses termos, você vai conseguir medir o interesse do seu consumidor para escrever sobre algo que realmente vai chamar a atenção dele e que vai agregar valor para a sua marca, uma vez que o conteúdo vai ser útil para o usuário.

Não se esqueça que o seu objetivo com isso é ranquear a sua página para a palavra-chave que você está segmentando, então a sua página deve oferecer um conteúdo completo, rico e muito bem escrito sobre o tema que você pretende abordar para incluir as palavras-chave pesquisadas e selecionadas no seu planejamento. Dessa maneira, o Google (ou qualquer outro motor de busca), vai qualificar a sua página como relevante e passará a mostra-la como uma autoridade para o usuário.

Projetando e mensurando os resultados dessa estratégia

O primeiro passo nesse processo de produção de conteúdo otimizado para SEO começa com a criação de uma lista de “palavras-chave alvo”. Depois, é hora de filtrar a sua lista inicial até encontrar as palavras-chave com a combinação ideal de: volume de pesquisa, dificuldade orgânica, aglomeração de SERP e intenção do usuário.

Em seguida, e após restringir a lista aos seus principais concorrentes, você vai precisar calcular o volume total de pesquisas em potencial feitas mensamente para todas as suas “palavras-chave alvo” para descobrir o seu CTR.

De maneira geral, se você aparecer na parte inferior da primeira página e no topo da segunda para todas as suas palavras-chave usadas, o seu CTR estimado será de 2%, no máximo. Caso você apareça no meio da primeira página, o seu CTR ficará na faixa dos 4%, e se você estiver no topo da primeira página, o CTR será de 6%.

É extremamente importante ter acesso a esses dados para ver como o seu conteúdo está sendo avaliado pelos motores de busca e medir a quantidade de tráfego orgânico que a página em questão está trazendo para o seu site.

Algumas páginas têm o poder de alavancar o seu site ou de simplesmente não agregarem valor nenhum para a sua marca, e tudo depende de como é produzido o conteúdo delas. Portanto, procure sempre utilizar esse planejamento de palavra-chave para otimizar as páginas do seu site para os motores de busca e, consecutivamente, para os usuários deles que fazem parte do seu público-alvo.

Com isso, você conseguirá atrair mais tráfego orgânico para o seu site e isso é essencial para o crescimento da sua marca não só em termos financeiros, mas como uma autoridade dentro do seu nicho.

Como o marketing de conteúdo pode ajudar no ranqueamento das suas páginas nos motores de busca?
Avalie agora