fbpx

Esse assunto surgiu durante um almoço com dois amigos de São Paulo e acabou sendo uma conversa tão interessante que resolvi estudar mais e escrever esse artigo. Aqui vou falar de alguns pontos sobre o Machine Learning e como essa tendência deve afetar os motores de busca e consequentemente as praticas de SEO.

O que é Machine Learning?

Para quem não sabe, Machine Learning (Aprendizado da Máquina) é a ciência que busca o desenvolvimento de algoritmos para possibilitar às máquinas desenvolverem comportamentos baseados em dados empíricos. Basicamente é um dos caminhos que buscamos desenvolver a inteligência artificial.

Se voce é Geek, o nome do russo Isaac Asimov deve ser familiar. Ele é escritor e autor de obras de ficção científica e divulgação científica, considerado um dos mestres da Ficção Científica. Se você nunca ouviu falar, ele escreveu Eu, robô em 1950 (filme protagonizado pelo Will Smith em 2004) e é famoso por ter inventado as leis da robótica.

Machine Learning hoje

Pode não ser tão visível, mas isso já faz parte de nosso dia-a-dia e esta presente em mais lugares do que você pode imaginar.

Veja neste artigo de 2011, como Peter Novig disse que o google usou o machine learning para fazer o Google Tradutor.

Você alguma vez não teve a estranha experiência de ter feito upload de uma foto no facebook e ver que ele reconheceu seus amigos? Até mesmo se for uma foto de um amigo com óculos escuros? Isso é machine learning.

Conceitos Básicos de Machine Learning

Como não sou um especialista, vou escrever aqui somente conceitos básicos que eu sei sobre o assunto. Para quem quiser se aprofundar bem em Machine learning recomendo esse curso da Coursera de 19 sessões em inglês muito completo.

Basicamente podemos desmembrar o aprendizado da maquina em 2 partes, o supervisionado e o não supervisionado:

Machine Learning Supervisionado

É o mais básico de learning machine e nele são implementados diversos conceitos de estatística, como correlação e modelos de previsão. Pense que essa é a fase de criar uma equação a partir de uma serie de dados históricos.

Vamos dizer que você quer prever o preço do metro quadrado de uma casa. Você pode pegar diversos locais a venda e fazer uma correlação entre o preço do metro quadrado e o tamanho da casa. Você consegue definir uma linha estatística de previsão com uma margem de erro.

Mas como esse caso inclui apenas a variável tamanho, o modelo pode ficar mais complexo adicionando outras variáveis com dados disponíveis como por exemplo a localização, numero de quartos, o tipo da casa e etc. E cada variável pode ter um peso diferente para a equação.

O objetivo final é definir algo que vá prever da melhor maneira possível um comportamento. E o Machine Learning supervisionado faz isso imputando variáveis com dados já conhecidos, isto é, ele usa dados históricos para conseguir definir o futuro.

Machine Learning Não Supervisionado

Este tipo de aprendizado da maquina é usado em situações que nao temos dados históricos e basicamente você tenta determinar como reconhecer grupos com propriedades similares.

Olhe esse exemplo do Google News e entenda que ele definiu noticias relacionadas com a principal. Essa é uma forma de aprendizado da maquina nao supervisionado em que seu algoritmo definiu um grupo relacionado.

Captura de Tela 2016-03-02 às 1.40.10 PM

Exemplos de Machine Learning no Google

Vamos analisar agora o que o google provavelmente ja fez que utilizou princípios de Machine Learning

Update Penguin e Panda

panda-penguinEstes foram os updates que mais causaram impactos no algoritmo de pesquisa do google dos últimos tempos e é bem provável a utilização de machine learning em cada um deles.

Vou escrever um artigo explicando melhor cada um desses updates e eles estarão disponíveis aqui para quem quiser saber mais.

O update chamado Penguin faz uma analise nos links que estão indo para sua página e analisam fatores que fazem  ser considerado um link ruim ou bom e esse é um fator muito relevante para os resultados de busca.

Para o Panda é um pouco mais simples pois este foi um update que verifica as características mais On-Page do site e define pelo conteúdo do seu site, se este é um conteúdo bom ou não.

Tente imaginar que estes updates nada mais foram que melhorias nos algoritmos para classificar os fatores internos e externos da sua pagina. Muitos sites acabaram sendo penalizados por esses “dois animais” e sumiram dos resultados de busca. Imagine se você possui um negócio que depende do trafego orgânico do google e do dia para noite seu site desaparece.

 

Como o Machine Learning impacta o SEO

A chave para entender como o aprendizado da maquina pode influenciar o SEO é entender qual a intenção do Google em usar os mecanismos de busca. Um insight para isso é que existe uma forte correlação entre a qualidade dos resultados das pesquisas e a receita de anúncios do Google.

Obs: O Google sempre irá ficar preso no dilema de conseguir maximizar os anúncios expostos e a melhor experiência do usuário.

Pode não parecer, mas o Google possui outras fontes de competição além do Bing. O Facebook, a Siri (da Apple) e a Amazon são fontes alternativas de informação e de resultados para os usuários. Por isso a chave para melhorar a receita e se manter no topo é melhorar cada vez mais a experiência do usuário dia após dia.

Sabendo que a satisfação do usuário é crítico para o Google, isso quer dizer que a qualidade do conteúdo e a satisfação com esse conteúdo da sua pagina é tratada cada vez mais como fator relevante para o motor de busca.

Pergunte para você mesmo:

1 – A sua pagina supre todas as necessidades dos seus visitantes? Voce pode expor um produto nela, mas o usuário consegue tirar suas duvidas?

2 – Voce cria experiências com assuntos relacionados? Para manter o usuário no site é interessante criar essa experiência de ligação de assuntos.

3 – Como é a experiência da sua pagina em comparação com seus concorrentes?

4 – Qual a sua estratégia para mensurar a performance da sua pagina e melhorar com o tempo?

Existem varias maneiras que o Google usa para saber qual o nível da qualidade da sua página e isso impacta na posição da sua pagina nos ranking das pesquisas. Aqui algumas:

  1. Quando eles entram na sua pagina após o clique na SERP, por quanto tempo eles permanecem na pagina?
  2. Qual a sua taxa de CTR em comparação com os seus concorrentes na mesma SERP?
  3. Se você tem uma pagina para um produto especifico, você oferece uma pagina mais leve e limpa em comparação com seus concorrentes?
  4. Quando o usuário sai da sua pagina, ele continua procurando ou ja consegue sair satisfeito?

Resumo

Machine Learning esta se tornando muito presente e as barreiras para maquinas desvendarem comportamentos e prever as melhores situações estão acabando. Todos os grandes players de tecnologia estão investindo pesado nisso, veja alguns exemplos:

Facebook

Apple

Microsoft

Amazon

As pessoas envolvidas em SEO ou Marketing digital podem ter certeza que esses grandes players estão investindo pesado para conseguir maiores ganhos. Por isso é muito importante estar alinhado com as estratégias e objetivos dessas organizações.

No caso especifico do SEO, machine learning esta aumentando cada vez a importância de um conteúdo de qualidade e também na experiência positiva do usuário com o tempo. Tenha sempre em mente isso quando for determinar sua estratégia com uma agencia SEO!