fbpx
+55 21 ‭99331-2259 contato@thundermustard.com

                 A primeira impressão causada vai determinar em grande parte o sucesso ou fracasso de um novo projeto. O lançamento de um novo negócio online tem o poder de fazer ele se tornar um grande negócio, atingindo milhares ou até mesmo milhões de clientes por meio da Internet, ou um grande fracasso.

Vamos analisar hoje a história do Spotify e ver o que podemos aprender com o lançamento do negócio feito pela marca e com o seu marketing, que certamente teve grande influência no seu crescimento até o patamar atual de mais de 100 milhões de usuários no mundo inteiro.

Seo marketing Spotify

Versão Beta Privada

 

Uma das estratégias que o Spotify adotou no seu lançamento foi deixar a versão beta como privada. Convites para testar a plataforma foram limitados a apenas algumas pessoas, e essas pessoas também possuiam convites limitados para alguns amigos. Assim, naturalmente, o spotify surgiu em um formato que fatalmente leva à maior curiosidade e maior buzz gerado em relação ao negócio.

Utilizando a escassez, o spotify conseguiu não só criar maior curiosidade e interesse na sua plataforma quando o negócio ainda estava no início, como também conseguiu controlar o seu crescimento inicial, garantindo que ele se desse no sentido certo e fosse sustentável. Agora que o negócio já é altamente escalável, a plataforma pode ser distribuida com força total, sem restrições.

 

Segmentação geográfica

 

Outra estratégia bastante interessante utilizada no lançamento do Spotify foi a escolha dos primeiros locais a terem o serviço disponível. O principal mercado mundial para plataformas do tipo do Spotify – os EUA – foi deixado para depois. Desse modo, a notícia da existência da plataforma em diversos outros países foi gradativamente criando um buzz, um expectativa enorme, em todos os consumidores americanos consumidores desse tipo de serviço, de modo que quando o Spotify finalmente chegou à América já havia uma multidão de pessoas esperando ansiosamente para utilizar a Plataforma.

Se o Spotify não tivesse construído essa expectativa no público americano gradativamente até finalmente lançar o negócio por lá, provavelmente não teria explodido de forma tão rápida por lá, ainda que pudesse continuar sendo um sucesso.

Divulgação correta e pequenas sugestões bem encaixadas

 

Ter uma excelente divulgação com certeza ajuda qualquer negócio a crescer mais rápido. Entretanto, nem sempre o que se entende por excelente divulgação realmente o é na prática. A divulgação correta deve ser estratégica, deve ser capaz de levar a sua mensagem exatamente ao seu mercado, ao seu público alvo.

No caso do Spotify, foi feita uma intensa divulgação não somente através de grandes e famosos sites de tecnologia como LifeHacker, Techcrunch e Mashable, mas também através de canais especializados em música, como a revista Rolling Stones, MTV, Spinner, etc.

Outro ponto interessante é o modo como a divulgação é feita. Aqui novamente a ideia é sempre gerar uma grande expectativa, através de detalhes e pequenas sugestões, sem revelar exatamente do que se trata a plataforma, com o fim de gerar grande curiosidade no público alvo.

 

Influenciadores  

 

                Uma coisa que o Spotify soube fazer foi se aproveitar do seu sucesso inicial para estabelecer contatos com celebridades que pudessem alavancar ainda mais a mensagem da marca e, com isso, aumentar exponencialmente o seu crescimento. Muitos dos grandes nomes da música já falavam sobre o Spotify naquela época.

Com isso, o Spotify conseguiu gerar a prova social que é tão raro para companhias novas.

 

Viralização e constante inovação

 

                O Spotify também se preocupou em como viralizar rapidamente sua plataforma, e para isso utilizaou uma estratégia bem interessante visando a estimular o compartilhamento das músicas ouvidas através do Spotify pelos usuários desde a primeira versão beta.

Uma das formas utilizadas para isso foi a integração com o facebook, permitindo a qualquer usuário compartilhar as músicas ouvidas por meio do Spotify facilmente na rede social, aumentando em larga escala o seu canal de distribuição e com isso alavancando a expansão da plataforma. Além disso, tornou fácil para quem via a música compartilhada na sua linha do tempo do facebook baixar o spotify, apenas clicando no ícone play ao lado da música.

Um ponto fundamental também é o fato de que o Spotify se preocupa em inovar constantemente, o que mantém seus usuários fiéis, tornando seu rápido crescimento algo sólido que efetivamente constuiu um negócio de alto impacto com mais de 100 milhões de usuários no mundo inteiro. Um bom lançamento sem esse constante foco no aperfeiçoamento do produto de nada adianta no longo prazo para criar um negócio sólido.

Veja mais: Seo Marketing