fbpx

No nosso último artigo, começamos a ver como fazer SEO para um aplicativo, fazendo com que ele rankeie dentro dos sistemas de lojas de aplicativo e assim receba um significativo tráfego orgânico, contribuindo para o seu rápido crescimento. Vamos ver os cinco pontos finais agora que serão necessários para obter o melhor resultado possível em termo de ASO (App Store Optimization, como já vimos, ou simplesmente SEO voltado a Aplicativos).

 

  1. Inclua Sceenshots e Vídeos

 

Assim como no caso da utilização de ícones, a utilização de screenshots e vídeos na sua página de aplicativo não terá um efeito direto sobre os rankins, entretanto é fundamental para melhorar a conversão e atingir o objetivo final do ASO, que é conseguir o maior número de downloads do aplicativo possível.

Além disso, embora as imagens e vídeos utilizados em si mesmos não sejam fatores para rankear em uma loja de aplicativos, por aumentram a conversão podem sim te ajudar, indiretamente, a rankear em algumas lojas que consideram a conversão do aplicativo como fator de rankeamento, como o google play, por exemplo.  Assim, além de aumentar a conversão dos usuários que chegam a sua página, você aumenta as chances de conseguir atrais mais tráfego orgânico por meio da loja do aplicativo.

 

  1. Traduza sua página de aplicativos para diferentes línguas

 

Atualmente, apesar da maioria dos aplicativos serem criados nos EUA, em média somente 31% da receita gerada por aplicativos vem de consumidores americanos. Além disso, segundo estatísticas, 72% das pessoas preferem comprar de páginas em sua língua nativa, ainda que sejam fluentes em inglês. Essas duas estatísticas juntas apontam para a solução óbvia: para maximizar o desempenho de um aplicativo no mercado, é necessário que você o traduza, ao menos, para as línguas de países com um bom mercado para a solução que o aplicativo pretende apresentar.

Além disso, muitas lojas de aplicativos, como App Store, Google Play e Itunes, tem a opção de vincular o seu aplicativo a determinados locais para fazer com que ele seja mais fácil de ser encontrado por consumidores de um determinado país. Desse modo, o número de downloads conseguidos pelo aplicativo aumenta exponencialmente, pois não só você conseguirá gerar mais tráfego posicionando-se melhor para usuários de diversos países, como também aumentará significativamente a conversão do usuário que chega a página do aplicativo e a encontra escrita em sua própria língua.

 

  1. Aumente o tráfego através de promoção externa

 

A otimização interna, feita através da própria página do aplicativo, é apenas uma parte do trabalho para otimizar o crescimento do aplicativo. Outro fator importante é a promoção que pode ser feita através de mídias socias, conteúdo de qualidade, entre outras. Isso é importante pois o google play e a App Store consideram o número total de visitas às páginas do aplicativo e o número de links externos como fatores para rankear.

De um modo geral, quanto mais tráfego você conseguir atrair para um site, maior será a probabilidade de rankear alto nas listagens de aplicativo. Para isso, trabalhe em construir uma forte presença online através, principalmente, de mídias sociais e do conteúdo do seu site.

Até agora, a tática mais eficiente para gerar mais tráfego para uma página de aplicativo é a indexação. Basicamente, indexação de um aplicativo é torná-lo acessível através de buscas em motores de busca como o google, seja a busca realizada através de um celular ou de um desktop. Desse modo, um usuário de google, ao realizar uma busca, pode encontrar o seu conteúdo indexado e ser redirecionado a página de vendas do aplicativo diretamente na loja de aplicativos na qual ele se encontra, ou ser direcionado para uma página específica caso já possua aquele aplicativo instalado.

Esse método é extremamente potente pois aumenta o alcance da promoção do aplicativo através de um canal externo, e se mostra bastante eficiente tanto para conquistar novos clientes quanto para entrar em contato e possivelmente trazer de volta clientes antigos que por algum motivo deixaram de utilizar o aplicativo.

ASO - SEO em aplicativos

  1. Atualize com frequência

 

Um dos aspectos mais importante para manter o seu aplicativo em alta prioridade nas mentes dos seu clientes é realizar updates constantes, fazendo com que ele tenha um maior valor subjetivo atribuído tanto pelos usuários quanto pelas lojas de aplicativos. Entretanto, com atualizações constantes também vem o desafio de fazer com que os usuários do aplicativo baixem a nova versão e continuem utilizando-o.

O mais importante para enfrentar esse desafio é saber ouvir os usuários e realizar mudanças que sejam efetivamente funcionais, visando aumentar a usabilidade do aplicativo e não única e exclusivamente mantê-lo em alta. O segundo ponto, que em grande parte tem a ver com o primeiro, é buscar ratings cada vez mais altos com cada nova atualização. Se você tiver um grande volume de ratings cinco estrelas, certamente suas chances de que o aplicativo seja baixado com frequência aumentam muito.

 

  1. Encoraje Ratings e feedback dos usuários

 

                Um grande número de reviews e ratings positivos tem a correlação mais direta entre o alto posicionamento do aplicativo em lojas e também do seu sucesso de um modo geral. De fato, é fácil imaginar que o fator que mais rapidamente destrói qualquer possível falta de confiança inicial de um potencial usuário é a existência de depoimentos de inúmeros usuários anteriores elogiando o aplicativo, e isso é facilmente comprovado pelas estatísticas: Dos 500 aplicativos mais bem posicionados em lojas de aplicativos, aqueles com o maior número de reviews positivos simplesmente dominam as primeiras posições.

 

Conclusão

O ASO é um trabalho constante que requer contínua análise e alterações pontuais realizadas com frequência, devido as constante alterações dos algoritmos e a crescente competitividade no mercado de aplicativos. Entretanto, o trabalho bem realizado de ASO definitivamente apresenta um altíssimo retorno no longo prazo.

Veja mais: SEO RJ