+55 21 2239-6528 contato@thundermustard.com

Todos concordamos que os melhores sites são aqueles que são projetados para usuários e mecanismos de busca, certo? Isso quer dizer que que você nunca deve sacrificar a estética em detrimento da funcionalidade, ou vice-versa. Sabendo disso, trouxemos os seis erros comuns a seguir de design que podem interferir nos resultados de SEO do seu site.

Erro nº 1: falta de tags H1 (sobretudo na Home Page)

Imagine o seguinte cenário – você entra em um site super bonito, com imagens bem bacanas, uma fonte bem pensada e um esquema de cores bastante elaborado, mas tem um problema: a página não tem título. O que acontece nessa situação? Nenhum usuário vai conseguir encontrar essa página em nenhum motor de busca, e isso é catastrófico não só para qualquer estratégia de SEO, como também para o negócio em si.

Muitas vezes, designers e desenvolvedores de sites esquecem elementos essenciais de SEO, e pode acontecer até de removerem uma tag H1 só porque não há lugar para ela na página. A tag H1 é um dos primeiros elementos que os rastreadores dos mecanismos de pesquisa examinam para determinar o conteúdo da página. Ter esta tag e incluir sua palavra-chave de segmentação nela aumenta muito as suas chances de conseguir uma classificação mais alta dentro desses buscadores.

Erro nº 2: Imagens e Arquivos de Mídia Grandes

Imagens bonitas têm o poder de tornar um site incrível, mas é preciso ter muito cuidado com o tamanho dos seus arquivos de mídia. A inclusão de imagens e vídeos muito grandes pode afetar negativamente a velocidade do seu site, o que pode resultar em classificações mais baixas nos motores de de busca.

Vale ressaltar que o próprio Google recompensa as páginas que são carregadas rapidamente, então é extremamente importante prestar atenção nesse detalhe para que você nao seja penalizado por isso, mas como saber se o seu site tem conteúdos muito pesados?

Bom, para realizar uma verificação rápida, você pode usar o teste do Google PageSpeed ​​Insights, que informará exatamente quais imagens da sua página o Google considera muito grandes. Isso já te ajuda a ter uma noção do que pode estar prejudicando o desempenho do seu site em termos de SEO.

Além disso, este teste mostra que a página pode ser ainda mais otimizada, reduzindo o tamanho das imagens em 70%. Você também pode usar o Screaming Frog como uma alternativa para identificar imagens e arquivos de mídia grandes em seu site. Depois de identificar essas imagens, redimensione-as e faça o upload novamente para seu website.

Erro nº 3: Popups

Recentemente, o Google avisou sites para evitar o uso de intersticiais intrusivos e pop-ups pois a experiência do usuário, especialmente em dispositivos móveis, é muito importante para o Google e quando pop-ups aparecem antes que os visitantes possam acessar o conteúdo principal, isso pode impactar negativamente o UX e, portanto, o seu SEO.Portanto, reavalie sua estratégia de pop-up, especialmente se houver um declínio no tráfego orgânico para ver se o seu site está sendo afetado negativamente por ela.

Erro nº 4: texto em imagens

Surpreendentemente, esse erro é generalizado e bastante comum. Em vez de incluir uma camada de texto sobre uma imagem, muitos designers de sites apenas incluem texto em uma imagem. E por que isso é tão ruim?Para início de conversa, os mecanismos de pesquisa não conseguem “ver” a imagem como as pessoas conseguem. Logo, os mecanismos de pesquisa não podem “ler” o texto na imagem, o que significa que, para o motor de busca, o texto não foi incluído na imagem. Há casos em que todo o texto se encontra na imagem, ou seja, o site não possui uma tag H1, um subheadline e os principais benefícios que podem ser úteis na classificação mais alta para as palavras-chave de destino e por isso acaba perdendo muitas posições.Outra razão pela qual essa tática de design é falha é porque ela não é responsiva. Assim, em um dispositivo móvel, o texto e o botão parecerão muito pequenos, causando pouca experiência do usuário.

Erro nº 5: Rolagem Infinita

Esta técnica popular de web design pode realmente prejudicar seu desempenho de SEO quando feita de maneira equivocada. A rolagem infinita carrega mais conteúdo à medida que o usuário chega ao final da página, mas caso a sua paginação não esteja configurada corretamente, os mecanismos de pesquisa não conseguirão rastrear suas páginas. Isso quer dizer que se você tiver uma rolagem infinita e a sua configuração não englobar isso, essas páginas não serão encontradas pelos robôs mecanismos de pesquisa. Como os robôs rastreiam sites por meio de links, não há como saber que há mais conteúdo na página além do que você configurou para ficar aparente.

Erro nº 6: Conteúdo Fraco

As páginas de produtos e serviços são as páginas mais importantes do seu site, pois quanto maior o posicionamento que você conseguir obter para as suas palavras-chave alvo, mais negócios você terá. Simples assim.

Entretanto, alguns erros são bem comuns nesse aspecto, como não haver páginas de serviço/produto no site ou reunir diversos produtos/serviços em uma mesma página, por exemplo.

Ao eliminar completamente as páginas de produtos e serviços do seu site, você se rouba de uma oportunidade de classificar organicamente suas palavras-chave alvo, enquanto que ao agrupar tudo em uma só página, você pode acabar confundindo os mecanismos de pesquisa na hora de rastrear os seus produtos.

Para SEO, é ter uma ideia/palavra-chave por página, mas isso pode acabar não sendo muito prático para o usuário. Portanto, o ideal é que haja um equilíbrio nessa questão, como uma categorização mais clara entre diferentes ideias para que a sua página consiga ser otimizada e funcional.

Lembre-se que o segredo para o sucesso do seu negócio está nesses dois pilares: experiência do usuário e otimização de sites para motores de busca. Trabalhe sempre pensando nesses dois aspectos quando for traçar estratégias de marketing digital voltadas para a criação de sites sp, pois as chances de elas performarem bem serão muito maiores.

Clique aqui para voltar para a home page.

Como evitar 6 erros comuns de Web Design que acabam prejudicando o SEO do seu site
Avalie agora