+55 21 2239-6528 [email protected]

As palavras-chave são fundamentais para o trabalho de SEO e para que você também consiga conhecer melhor o seu público-alvo e entenda o que ele está procurando. Porém, não é do dia para a noite que você descobre quais as palavras que as pessoas estão pesquisando. Existe todo um trabalho de planejamento feito por trás disso para encontrar quais são as melhores palavras-chave para o seu negócio e é sobre isso que o post de hoje aqui do blog da TM vai falar.

Encontre o tipo certo de visitante

Se você tem um negócio, o objetivo dele é gerar lucro, e normalmente isso acontece através de vendas. Então, não adianta muito ter muita gente visitando o seu site só de curiosidade ou por qualquer outra razão se aquela pessoa não for um consumidor. É aí que o planejamento de palavras-chave atua: para separar esses acessos que não são interessantes dos acessos que são realmente relevantes para o seu negócio, e que vão converter esse click em lucro para você.

Escolha as palavras-chave

Como dissemos, utilizar as palavras-chave corretas é fundamental para o sucesso do seu negócio prosperar na internet e há um trabalho por trás disso. Existem ferramentas de pesquisa de palavras-chave que servem para te ajudar bastante nessa hora, mas, em primeiro lugar, você precisa compreender o seu negócio como um todo, principalmente em matéria de conteúdo, pois as pessoas vão procurar por palavras que precisam corresponder ao que você oferece. O próprio Google fornece uma ferramenta dele que é gratuita para quem tem campanhas de Adwords, mas há outros softwares que fazem esse serviço e te mostram inúmeras sugestões. Porém, é preciso que você tenha criticidade na hora de escolher as palavras-chave, pois não adianta nada você escolher uma palavra-chave que não tenha nada a ver com o seu negócio, já que o usuário vai acessa-lo esperando encontrar uma coisa e não vai achar lá. Lembre-se que o principal é garantir tráfego de qualidade.

Analise os seus concorrentesuma imagem sobre analisar concorrentes

Todos os negócios possuem concorrentes. Na internet, você pode utilizar isso a seu favor, principalmente se você estiver começando a ingressar nesse meio. Você pode pesquisar pelas palavras-chave que você tem em mente para usar no seu negócio e ver quais são os primeiros resultados orgânicos para aquela palavra-chave. Assim, você pode analisar o site dos seus concorrentes para entender um pouco mais do negócio dele e de como ele conseguiu atingir aquele patamar.

Determine o valor de cada palavra-chave

Depois de fazer todas essas pesquisas e monitorar a taxa de conversão do seu site, você vai começar a perceber quais as palavras-chave que convertem mais pro seu negócio. A partir disso, você vai determinar qual o valor das palavras-chave que você vai utilizar para ranquear o seu negócio nos motores de busca.

Entenda o gráfico de cauda longa

uma imagem sobre long tailQuando falamos de palavras-chave, é preciso que a gente tenha em mente que há palavras-chave mais genéricas e que atingem um número extremamente alto de pesquisas, mas que há palavras-chave mais específicas e que sozinhas não angariam tantos acessos, mas que se usadas de maneira conjunta, conseguem atingir um número também muito elevado de pesquisas. Essas palavras-chave mais específicas figuram em uma parte da pesquisa chamada “long tail” e, normalmente, esses resultados que estão na long tail conseguem converter muito bem, pois quem procura por um termo mais geral não necessariamente está querendo comprar aquele determinado produto, mas que digita algo mais específico, sim.

São esses os fatores que você vai precisar levar em conta na hora de traçar um planejamento de palavras-chave para o seu site. A maioria desses testes são empíricos, mas em alguns pontos você pode contar com a ajuda de algumas ferramentas que determinam quais palavras-chave podem ser aproveitadas por você. Utilize esses recursos para traçar a sua estratégia de SEO e o seu planejamento de palavras-chave e não economize tempo nessa tarefa, pois executa-la de maneira atenta pode ser um diferencial pro seu negócio ranquear com as palavras-chave que vão gerar maior tráfego pro seu site.

Como escolher melhor suas palavras-chave?
5 (100%) 1 vote