+55 21 2239-6528 contato@thundermustard.com

Você sabia que o Google ama descrições de produtos quando elas são bem-feitas e fáceis de serem rastreadas pelos boots desse motor de busca? Além disso, boas descrições são extremamente úteis para os usuários e acabam agregam valor a marca em termos de experiência oferecida ao cliente enquanto ele navega em uma determinada página em busca de um produto específico.

Por isso, o segredo do sucesso é escrever descrições de produtos que consigam agradar tanto o Google quanto os seus clientes, escolhendo as palavras certas e evitando as erradas. De forma geral, existem alguns termos que não devem ser utilizados para descrever produtos em um site e nós vamos te mostrar quais são eles a seguir:

  • Expressões que levem o cliente a entender que você está mandando ele fazer algo, como “compre (o produto) agora”. Nesse caso, ser sutil é muito mais eficiente do que ser taxativo, então ofereça o produto de maneira sugestiva.
  • Palavras como “legal”, “impressionante” “muito”, “apenas” são vistas como termos pouco criativos e preguiçosos quando olhamos para textos reais, então evite utiliza-los ao elaborar a descrição para os seus produtos

Psicologia das descrições de produtos: o que é isso?

Antes de começarmos a pensar na descrição do produto em si, é preciso entender como o consumidor se comporta antes de realizar uma compra para que a gente consiga apresentar contrapontos a cada objeção que ele tiver.

Todo consumidor sofre de culpa do comprador, que é aquele sentimento de culpa por gastar o dinheiro, especialmente se for um prazer para si. Logo, ao produzir o seu copy, você deve eliminar esse sentimento do seu consumidor para realizar uma venda.

Procure escrever de forma reconfortante para que o usuário não deixe apenas de se sentir culpado, mas se sinta feliz e satisfeito ao tomar aquela decisão.

Como fazer isso?

Bom, para atingir esse objetivo, você vai precisar escrever as descrições dos seus produtos com muita sabedora. Deixe o usuário saber que é uma oferta única e que ele está fazendo um negócio imperdível ao comprar com você.

Além disso, faça o produto ser essencial para aquela pessoa, que ela estará economizando muito mais ao comprar na sua loja e realce as múltiplas possibilidades de uso que o produto em questão possui para que o cliente realmente consiga enxergar mais valor no que você está oferecendo.

Copy duplicado e palavras-chave

Para além da forma de escrever o seu copy, você deve tomar cuidado para não utilizar um copy duplicado porque isso pode acabar prejudicando os seus resultados.

Para garantir que você não use copy duplicado acidentalmente, inscreva-se no Copyscape.com e cole cada descrição do produto. Se o Copyscape sinalizar que o seu copy está duplicado, ou seja, ele já consta na descrição de outro produto, reescreva a descrição feita.

Já em relação as palavras-chave utilizadas nessa parte do copy, procure utiliza-las apenas quando elas fizerem sentido para o que você está escrevendo. Caso contrário, o texto ficará fraco e forçado e isso não vai convencer o usuário a comprar o seu produto.

Dito isto, as palavras-chave ainda devem aparecer naturalmente no seu copy, uma vez que seus clientes precisam encontrar os produtos e geralmente o farão com uma pesquisa no Google, mas tome cuidado para não exagerar nesse recurso e acabar tendo o efeito inverso ao esperado.

Depois de dominar a arte de palavras-chave, SEO e palavras que não entram, é hora de criar algumas imagens na mente do comprador. Você não quer apenas que seu comprador compre um produto, quer que ele sinta que está comprando um estilo de vida, pois é isso que fará com que ele volte. Uma maneira de fazer isso é mencionar um evento, usar adjetivos ou apontar o uso do produto por uma celebridade.

As descrições dos produtos são essenciais para o sucesso de todo e qualquer e-commerce. Aderir às diretrizes do Google enquanto entra na cabeça do cliente é a receita perfeita para que você consiga criar a descrição ideal para os seus produtos e sinta uma melhora significativa na sua taxa de conversão.

Clique aqui para voltar para a home.

Como criar a descrição perfeita para os produtos do seu e-commerce
Avalie agora