fbpx

Hoje vamos falar sobre como estimar o volume total e o valor de palavras chaves em um determinado nicho de mercado. A pesquisa de palavras chave é o primeiro e mais importante passo para uma campanha de SEO bem sucedida, mas muitas vezes não é realizada da maneira mais eficiente. Guiar-se exclusivamente pelas estimativas de volume dadas pelo google keywords tool na maior parte das vezes não será o melhor para garantir excelentes resultados, devido, entre outras coisas, a falta de precisão da ferramenta, que em muitos casos pode ser gigantesca.

Assim, o objetivo deste artigo é propor um método mais eficiente e preciso para estimar o volume e valor das palavras chaves para sua campanha de SEO, mas que ainda assim seja relativamente simples e não ocupe um tempo enorme, do contrário você passará mais tempo tentando decidir para quais keywords quer rankear ao invés de efetivamente fazer o SEO e rankear para essas keywords.

SEO Rj

O método tradicional

 

O jeito mais comum e mais simples de fazer a pesquisa de palavras chaves é simplesmente se utilizar das estimativas de buscas mensais dadas pelo keyword tool. Esse meio pode serve para dar uma ideia geral de quais grupos de palavras chave podem ter maior potencial para um determinado negócio, mas deixa de levar em consideração muitos fatores importantes que podem ter um grande impacto nos resultados que aquela campanha de SEO pode produzir.

O primeiro problema com esse tipo de perspectiva mais simplificada é que as estimativas mostradas deixam de lado diversas variações de keywords que poderiam ser muito úteis – e potencialmente lucrativas – para o negócio em questão. Muitas das chamadas Long Tail Keywords, as variações em torno de um termo central que costumam possuir um maior número de palavras, não são mostradas pelas estimativas do keyword tool e fatalmente deixam de ser aproveitadas se você não for um pouco mais criativo.

O segundo problema, e que em muitos casos pode ser ainda pior, é que se guiar exclusivamente pelo volume de buscas mostrado pelo google deixa de considerar a competitividade de cada palavra chave, o que será um fator determinante para o tempo necessário para rankear o site.

Além disso, ainda há o fato de que em muitos casos as estimativas de volume dada pelo google para algumas keywords tem um péssimo grau de precisão, podem muitas vezes ter uma distância enorme para o volume efetivamente pesquisado, conforme explicamos melhor aqui.

 

Criando um método mais eficiente

Para conseguir dados mais confiáveis para uma campanha de SEO o mais eficiente possível, vamos ter que adotar um método de keyword ressearch um pouco mais complicado e que levará um pouco mais de tempo, mas que certamente também aumentará muito a previsibilidade dos resultados que podem ser obtidos.

 

Amplificação dos grupos de palavras Chave

 

Para começar essa pesquisa de palavras chave mais completa, vamos iniciar tendo como ponto de partida o que é fornecido pelo Keyword tool, e, a partir daí fazer uma pesquisa extremamente ampla sobre todos os grupos de palavras chave apresentados para então decidir qual deles será o objetivo a ser perseguido com a campanha de SEO.

Vamos tentar cada keyword possível dentro daquele nicho. Faremos isso tentando variar o máximo possível as sugestões dadas pelo keywrd tool, através da utilização das pesquisas sugeridas para cada keyword, da utilização das pesquisas relacionadas também para cada keyword, enfim, utilizando todos os métodos possíveis para obter o maior número de keywords que possam ser interessantes dentro do nicho alvo.  Após faremos uma análise competitiva breve das principais keywords encontradas para descartar de imediato aquelas excessivamente competitivas em relação ao potencial de geração de tráfego qualficado que possuem.

 

Dê lances em alguns grupos

 

O próximo passo para ter uma estimativa mais acurada a respeito do volume de buscas das keywords é experimentar na prática. Para isso, vamos temporariamente utilizar o google adwords para analisar, na prática, qual o tráfego gerado pelas palavras chave testadas. Um bom trabalho de SEO em geral consegue capturar um volume do tráfego muito maior das buscas orgânicas, entretanto esse exercício prévio nos permitirá tirar algumas conclusões importantes que serão muito úteis para o SEO que será feito posteriormente.

Primeiro, você vai conseguir ter uma boa ideia do grau de precisão das estimativas de volume de pesquisas do google, o quão distantes elas estão da realidade ou não. Quanto maior for o tempo pelo qual esse teste for realizado, melhor será a ideia que você terá. Você também terá uma boa oportunidade para testar a sua isca.

Além disso, você irá saber na prática o quanto custa um visitante vindo de cada uma das palavras chaves utilizadas. Isso é interessante pois sabendo o custo, na prática, de cada visitante você poderá tomar uma melhor decisão sobre em quais keywords focar a sua campanha de SEO. Um custo alto por visitante no google adwords indica que há um grande número de anunciantes dispostos a pagar pelo tráfego vindo daquela keyword, o que em muitas vezes pode indicar menor competição para rankear organicamente através do SEO, devido ao menor número de concorrentes com esse objetivo.

Por fim, através desse teste você também irá saber qual tipo de conteúdo, voltado a qual tipo de keyword, você terá maior facilidade para produzir conteúdo, o que certamente deve ser um fator a ser considerado antes que você tome a sua decisão definitiva sobre as keywords para as quais você irá tentar rankear.

 

Analise os resultados com base nos fatores mais relevantes

 

Com os dados que você obteve nos passos anteriores, você já terá condições muito melhores de selecionar quais keywords serão mais interessantes para sua campanha de SEO.

Para fazer isso, basta realizar um comparativo entre a competitividade média daquela keyword, o retorno obtido, o número de palavras chave escondidas e o volume total de pesquisas, e o potencial de crescimento no volume das buscas das keywords analisadas.

Obviamente, tomar essa decisão envolverá um certo grau de subjetividade, pois os dados não serão 100% precisos o tempo inteiro. Grande parte da decisão final envolverá considerações sobre qual fator você pretende privilegiar, talvez você esteja pensando mais no curto prazo e prefira keywords menos competitivas, que irão rankear mais rápido, ou talvez o contrário, keywords mais competitivas porém com um potencial de retorno muito maior,enfim, inúmeros serão os cenários, cabendo a você saber ponderar todos os fatores envolvidos para decidir o melhor caminho a ser seguido.

Veja mais: SEO rj