+55 21 2239-6528 contato@thundermustard.com

Pensar mais amplamente sobre SEO é essencial para que a gente consiga ter a capacidade de se atualizar e de adaptar nossas estratégias de marketing digital para sermos sempre eficientes e eficazes no nosso trabalho hoje e no futuro.

Por isso, elencamos 10 itens extremamente importantes em SEO para te deixar atualizado sobre o que é necessário saber nesse meio para nunca ficar para trás frente aos concorrentes do seu negócio ou do negócio dos seus clientes, como é o nosso caso enquanto uma agência de marketing digital.

Métricas de desempenho centradas no usuário devem refletir o desempenho real

Os profissionais de SEO precisam ser mais técnicos para acompanhar o ritmo em que as novas tecnologias estão evoluindo para poder resolver problemas de rastreamento e indexação que existem em muitos sites grandes.

Com relação ao desempenho da Web, destaca-se a necessidade de testes de desempenho para refletir esse ponto no mundo real para os usuários, pois realizar testes de velocidade padrão isoladamente e observar apenas o tempo de carregamento, por exemplo, não é eficiente e não lhe dará a imagem completa.

Portanto, para que seja possível alcançar um entendimento mais completo, são necessárias métricas reais de usuários e métricas objetivas de multidões, como o Relatório de experiência do usuário do Chrome.

Não se prenda a ideia de que você só deve otimizar websites

Hoje em dia, o objetivo do Google é organizar tudo, ou seja, ele quer classificar não só os websites, como também áudios, empresas, podcasts fotos e músicas, que também são formas de informação, mas que não necessariamente precisam de URLs.

Essa mudança na indexação em dispositivos móveis acaba sendo uma maneira que o Google encontra de organizar as informações de acordo com o gráfico de conhecimento. Logo, é importante que nos adaptemos e compreendamos que esse trabalho de SEO não fica mais restrito apenas aos websites para que a gente possa otimizar essas outras formas de gerar informações.

O Google pode tratar um subdomínio como parte do domínio principal

O Google tenta entender o que faz parte de um site e o que não pertence a ele, e às vezes pode incluir ou não subdomínios e subdiretórios específicos, ou seja, caso haja muitos subdomínios em um domínio, eles podem ser considerados parte do mesmo site.

O topo das SERPs mudou: agora é preciso herdar os KPIs do Google

As regras normais nem sempre se aplicam aos termos mais competitivos na pesquisa, com o Google aparentemente indo além do nosso entendimento normal dos fatores de classificação.

Backlinks significam cada vez menos na explicação dos rankings, especialmente para as cinco primeiras posições. Em vez disso, ele vê os backlinks como um proxy de popularidade que ajuda a colocar uma página na disputa por uma boa classificação. Por isso, é importante otimizar os KPIs do Google sempre que possível.

Essa sofisticação do mecanismo de pesquisa do Google reflete uma condição atual dos usuários, que têm expectativas muito altas em relação a todos os mecanismos de pesquisa. Portanto, se eles não encontrarem algo relevante na pesquisa interna do site, os usuários vão desistir da compra e isso resultará em perda de receita para a empresa.

As mesmas alterações têm efeitos diferentes em sites diferentes

Quando um teste produz resultados positivos, muitas vezes ele não teve o mesmo impacto quando implementado em outros sites, o que sugere que não devemos nos concentrar muito no conceito de “melhores práticas”.

Por isso, é essencial que a gente desafie nossas crenças periodicamente, pois provavelmente fizemos suposições erradas porque elas funcionavam em um site e não necessariamente vai funcionar no nosso.

Entretanto, os erros devem servir como aprendizado nesse sentido e se não houver interação por parte do usuário, de nada vai adiantar você procurar métodos eficientes e práticas de excelência em outros exemplos.

Logo, se o seu objetivo é estar sempre atualizado quanto as novidades dentro desse universo, lembre-se sempre desses pontos.

Coisas importantes que você deve saber sobre SEO
Avalie agora