+55 21 2239-6528 contato@thundermustard.com

O Bing, que é um dos motores de busca mais conhecidos, publicou recomendações sobre como otimizar websites para rastreadores de pesquisa quando eles são criados com JavaScript. Fazer esse rastreio de sites JavaScript é bem mais complicado do que rastrear sites HTML estáticos, pois eles tendem a vincular muitos arquivos JavaScript que precisam ser baixados do servidor web.

Essa prática também é conhecida como renderização no lado do servidor, que requer várias solicitações HTTP em comparação a uma única solicitação HTTP necessária para renderizar um HTML estático, e essa necessidade de diversas chamadas HTTP para renderizar uma só página não é bem o cenário ideal.

Porém, o Bingbot encontrou uma forma de lidar com essa adversidade. Ele pode renderizar JavaScript, mas não suporta todos os mesmos frameworks que são suportados na última versão dos navegadores da web modernos. Nem o Googlebot, para esse assunto.

Embora o Bingbot seja capaz de renderizar JavaScript, ainda é difícil processar em escala, mantendo as solicitações HTTP no mínimo. O Googlebot enfrenta o mesmo desafio.

Recomendações oferecidas pelo Bing

O Bing oferece as seguintes recomendações para minimizar as solicitações HTTP e, ao mesmo tempo, garantir que o rastreador da Web possa renderizar a versão mais completa de um site sempre:

  • Programe o site para detectar o agente do usuário Bingbot
  • Pré-renderizar o conteúdo no lado do servidor e gerar HTML estático
  • Utilize a renderização dinâmica como uma alternativa para confiar fortemente em JavaScript

Essas recomendações vão te ajudar a aumentar a previsibilidade de rastreamento e indexação pelo Bing e também por outros rastradores de pesquisa na internet.

JavaScript para renderização dinâmica = cloaking?

A pergunta inevitável que o Bing faz quando se trata de renderizar conteúdo para rastreadores de pesquisa é se ele é tecnicamente considerado cloaking. Porém, de acordo com o Bing, se o mesmo conteúdo for exibido para todos os visitantes, ele não é considerado cloaking.

Clique aqui para voltar para a home page.

Algumas recomendações do Bing para otimização de sites JavaScript nos rastreadores de pequisa
Avalie agora