fbpx

Agora você já deve saber dos benefícios de criar um vídeo e incluir ele na sua estratégia de marketing de conteúdo. Ele pode aumentar o tempo do seu visitante no site, melhorar o seu SEO, diferenciar você dos seus competidores e deixar mais humana sua marca. Mas se você nunca produziu um vídeo antes, pode ser uma tarefa assustadora.

Não se preocupe aqui estão 9 dicas que pegamos de especialistas para você criar seu vídeo da sua maneira, tudo feito em casa.

  1. Identifique o conteúdo certo

Para iniciantes, você precisa escolher que tipo de conteúdo quer produzir. Como estou falando aqui de produzir em casa o vídeo, o foco é o conteúdo que vai acabar alavancando sua audiência e por isso nao precisa de muita produção pós filmagem inclusa.

Um excelente lugar para começar é na área de Perguntas e Respostas do seu site ou que você tenha preparado de acordo com as duvidas de seus clientes. Tenha em mente as perguntas mais frequentes do seu publico e coloque as respostas no seu vídeo institucional.

  1. Faça um resumo criativo

Depois de conseguir um assunto para incluir no vídeo, coloque-o de uma forma resumida e criativa. Evite ser longo, mas o resumo deve cobrir o fundamental e incluir o objetivo principal do vídeo, a audiência e os pontos chave que você quer comentar.

  1. Encontre o(a) cara certo(a)

globo__Jornalismo-L_o Batista I0000783__gallefullCom um resumo criativo do que você quer falar, você precisa encontrar a pessoa certa para aparecer no vídeo. Escolha uma que faça parte da sua empresa e que conhece bem sobre o tópico que irá ser comentado. Esse pessoa provavelmente é a mais apaixonada pelo que faz e pode ajudar a entregar a mensagem da maneira certa. Nao faz tanta diferença assim se ela ja apareceu em uma câmera antes e se você quiser somente sua voz procure aquela pessoa que tenha uma voz marcante, como o Leo batista.

  1. Escreva um script

Agora é o momento de escrever um script, o inicio de todo o vídeo. Diferente de um scrip acadêmico, faça seu scrip de uma forma que converse com a pessoa que esta assistindo. Tente evitar jargões e use sentenças curtas e concisas. Isso é melhor para que a pessoa que va falar consiga memorizar as frases e nao repita apenas como um robô.

Regra geral -> 150 palavras = 1 minuto de conteúdo de vídeo

Quando você tiver um script pronto, ou pensar que ele esta pronto, reúna o pessoal envolvido e leia em voz alta. Agora mude, mude e mude até você ter algo que soa natural. Se você nao tiver certeza de alguma parte, grave algumas variações e depois selecione apenas a sua favorita.

  1. Escolha o melhor local

Se você for gravar um vídeo em um local real, escolher o cenário é fundamental. Um bom local deve seguir os seguintes critérios:

  1. Tamanho: Deve ser grande o suficiente para sua equipe (1 ou 2 pessoas) de forma confortável.
  2. Som: Voce precisa do maior controle possível do som externo. Isso significa um lugar tranquilo e sem distrações. Isso também pode significa ter controle do sistema HVAC.
  3. Luz: Dependendo do tempo e do dia, uma janela pode ou nao te ajudar… Se for um dia bonito e ensolarado você talvez não precise de uma luz extra. Mas se o dia estiver com muitas nuvens e mudando muito com o vento, prefira fechar a janela e controlar o ambiente internamente.
  1. Escolha a câmera e a lente

Para algumas pessoas, o Iphone que você tem já seria suficiente para gravar (se este é o seu caso, pelo menos leia este artigo a Wistia). Para quem quer algo mais profissional, o ideal é investir em uma DSLR, como a Canon Rebel T5i, Canon 70D, ou Canon 5D Mark III. Para qualquer negócio que estiver começando qualquer uma dessas câmeras irá te atender bem!

Para as lentes, a maior parte das DSLRs podem ser compradas com uma lente com Zoom. Estas servem para todos os propósitos que eu imagino para gravar um vídeo institucional. Se você procura melhorar a qualidade da imagem tente 24mm ou 50 mm de lentes. A maior parte dos especialistas sempre me diz que se você quer gastar um pouco mais com equipamentos de vídeo, você deve investir em lentes.

  1. Pacote de iluminação

Independente da câmera que você esta usando, uma boa iluminação é fundamental. Sem uma luz apropriada seu vídeo vai parecer completamente amador e escuro… Você precisa conseguir duas ou três luzes próprias e por isso você pode comprar um kit como esse.

  1. Não esqueça o som

O que quer que você faça não confie no microfone da sua câmera ou do seu telefone. Nada é pior para um vídeo do que um áudio ruim! Para conseguir um áudio de qualidade e nítido, você precisa de um microfone externo para gravar. Conheça esses dois: Zoom H5 e Rode NTG2 shotgun mic kit ou procure algum similar na OLX ou no Mercado Livre.

  1. Edição final

Depois de conseguir filmar tudo, tudo que você precisa é juntar tudo. A decisão de qual software de vídeo usar realmente depende das suas habilidades e do que você tem disponível. Para iniciantes a sugestão é o iMovie, Windows Movie Maker, Camtasia ou o Screenflow. Se você tem mais experiência deve usar o Final Cut ou o Adobe Premiere, os melhores da indústria.

Claro, se você não tem tempo para aprender e fazer a edição, procure um freelancer. Contrate-o por um dia ou dois para colocar todos os vídeos juntos e também adicionar um pouco mais de profissionalismo no corte.

Conclusão

Com essas 9 dicas em sua cabeça tenho certeza que você estará pronto para começar a produzir seu vídeo feito em casa e conseguir todos os benefícios que o vídeo marketing pode trazer para o seu negócio!

Veja mais:

Thunder Mustard – Sua Agencia de SEO