fbpx

O google analytics é uma das mais simples e completas ferramentas de análise de tráfego de um site. Sua funcionalidade vai muito além de dizer qual é o volume de tráfego recebido pelo seu site em determinado Período. Desde a sua criação em 2005, o google analytics vem sofrendo diversas atualizações que cada vez mais o tornam uma ferramenta altamente sofisticada, capaz de te dar um olhar detalhado sobre cada métrica de performance do seu site.

Entretanto, para poder obter o máximo benefício dessa excelente ferramenta, é preciso tomar alguns cuidados. Hoje vamos falar dos 6 principais erros que a maioria das pessoas cometem ao mexer com o google analytics.

Seo rio

  1. Esquecer de filtrar dados de sessões internas

 

Um erro extremamente comum é esquecer de filtrar os dados de tráfegos referentes a suas próprias visitas ao site ou de colaboradores da empresa. Apesar de ser um erro bobo, pode realmente distorcer a visão do seu site, especialmente em grandes empresas onde esse tipo de erro pode resultar em milhares de visitas extras sendo contadas de maneira errada.

 

 

  1. Não usar parâmetros UTM de maneira adequada

 

                Um parâmetro UTM é um marcador que você pode adicionar a qualquer URL do seu site para poder rastreas de quais fontes o tráfego daquela url está vindo. Esse tipo de marcação é bastante útil quando você faz por exemplo uma campanha direcionada para uma Landing Page qualquer do seu site, através de diversos anúncios em vários locais diferentes. Sem uma parâmetro UTM, você não teria como segmentar o tráfego por meio da origem e, assim, não teria meios de saber qual dos anúncios esta sendo mais eficiente para te gerar visitantes.

Algumas pessoas cometem o erro de utilizar parâmetro UTM nos links internos do próprio site, o que cria problemas na análise de dados do próprio site e portanto não é recomendável. Entretanto, nunca utilizar  parâmetros UTM é um erro maior ainda e te impede de conhecer de modo mais profundo os canais que te geram mais visitantes e, em última análise, que geram o crescimento do seu site.

 

 

  1. Deixar de colher dados para diversos tipos de objetivos

 

                Outro erro bastante comum é utilizar o google analytics somente para analisar o quão boa é a conversão do site, ou seja, quantas pessoas estão efetivamente comprando o produto do total de pessoas que entra no site.

Embora esse possa ser o principal objetivo da maioria dos sites de negócio a verdade é que você precisa entender melhor como o visitante médio do seu site esta se comportando até mesmo para poder otimizar a sua taxa de conversão. Você precisa saber quais são os passos que seus visitantes tomam dentro dos seus site, como se increver em uma lista de email, assinar sua newletter, preencher formulários de contato, etc. Com isso, você vai entender melhor como os visitantes estão interagindo com o seu site e ter uma idéia muito mais ampla do caminho que você precisa seguir para otimizar cada vez mais sua taxa de conversão.

 

 

  1. Não filtrar tráfego proveniente de Spam

 

Tráfego de spammers no seu site é um problema extremamente incoveniente e irritante. Além de sobrecarregar o servidor e deixar o site mais lento, esse tipo de tráfego ainda irá distorcer os dados de tráfego do seu site e dificultar a análise de peformance. Por isso, mesmo que você tenha ativas proteções para bloquear spammers, é importante que você filtre também a contagem do tráfego advindo daí de modo que ela não corrompa a sua análise do site.

 

  1. Deixar de segmentar o tráfego do seu site

 

O tráfego do seu site pode ter muitas origens, e é exatamente por isso que se você quer otimizar o seu site da maneira mais eficiente possível você deve segmentar os dados referentes ao tráfego para saber melhor quais os próximos passos a serem tomados.

Segmentar o tráfego de acordo com diversas características diferentes é uma das principais razões para medir o seu tráfego em primeiro lugar. Separar seus visitante de acordo com local, interesses, comportamento no site, página pela qual chega – ou qualquer outra característica relevante que você possa pensar – é um dos melhores meios de obter insights valiosos que irão te ajudar a otimizar cada vez mais a performance do seu site.

 

  1. Deixar de utilizar a galeria de soluções do Google Analitycs

 

Por fim, um dos últimos erros é não utilizar ao máximo a galeria de soluções do google analytics. Através dessa galeria você passa a ter acesso a uma série de ferramentas e funcionalidades que irão facilitar em larga medida a utilização do google analitycs e diminuir drasticamente sua curva de aprendizado.

Veja mais: SEO rio