fbpx
+55 21 ‭99331-2259 contato@thundermustard.com

Aquele ditado de “se eu não posso mensurar, eu não posso melhorar” é verdade e em Search Engine Optimization, saber mensurar é fator critico para o sucesso da sua campanha de SEO. Conseguir aparecer para mais palavras-chave significa mais trafego mas só saber que você esta aparecendo nas primeiras posições não é suficiente para ver o quão importante é o SEO para o seu negócio.

Ainda bem que uma das melhores ferramentas existentes para o SEO esta disponível 100% de graça para nós e hoje vou ensinar 5 dicas que você precisa saber para aproveitar bem o Google Analytics!

Mesmo sabendo que cada negócio é diferente, essa lista das 5 maneiras como você pode usar o Google Analytics é universal, então aproveite e confira agora mesmo.

1 – Como ver somente o trafego orgânico?

Isso pode parecer óbvio, mas eu sempre fico surpresa com a quantidade de pessoas que acabam vendo somente a quantidade de tráfego geral e ja começam a tirar suas conclusões.

O primeiro passo é entrar em Aquisition > All Traffic > Channels. La você vai poder ver as fontes dos diferentes tráfegos por canal e logo o trafego orgânico em Organic Search.

atigo1-1

Clicando na parte de Organic Search você pode ter mais detalhes sobre incluem mais métricas dos trafego orgânico.

atigo1-2Esse relatório vai ser o seu canivete suíço para o seu SEO. Aqui você pode verificar coisas como as paginas que recebem mais trafego, as palavras-chave que fornecem masi trafego, quais buscadores, paginas que seus usuários estao indo embora e muito mais.

2 – Como medir a qualidade do seu trafego de SEO?

Ja escutei muitas vezes “a qualidade é algo subjetivo”, então nao teria como medir direito… Eu nao acredito que isso seja verdade e por isso eu diria que existem muitas maneiras de medir a qualidade de qualquer fonte de trafego existente, nao só de pesquisas.

Vá em Assisted Conversion por esse caminho Conversions > Multi-Channel Funnels > Assisted Conversions. Coloque no período de tempo o ultimo mes e compare com o período anterior para conseguir ver um mes a mes comparado e também para eventos como o visitante encontrou a empresa pela pesquisa e só retornou e converteu depois…

 atigo1-3

Use esse relatório para ver como anda a melhor da conversão pelo trafego orgânico e assim com o tempo você pode ser se a qualidade do seu trafego orgânico tem melhorado ou piorado.

3 – Colocar valor ao seu trafego orgânico

Essa é uma maneira mais fácil e tradicional de entender o valor do trafego pois você simplesmente coloca um valor para cada clique. Eu acredito que existem outras maneiras mais interessantes de saber qual o valor desse trafego, ja que este vai comparar o volume recebido como se você tivesse que ter pago por ele no Adwords.

Aqui você precisa acessar sua conta adwords e sua conta Analytics precisa esta sincronizada com a do Search Console.

Para conseguir acessar vá para Acquisition > Search Engine Optimization > Queries.

 atigo1-4

 

Com esse relatório abra seu Adwords em uma nova aba e va para Tools > Keyword Planner e escolha a opção “Get search volume data and trends”. Coloque as palavras-chave do seu Analytcis e faça um relatório clicando em Get Search volume. Na próxima tela, clique em “Keywords Ideas”. Cada palavra-chave vai aparecer com um Bid sugerido que é mais ou menos o quanto estao pagando hoje pelo ad.

atigo1-5

Em uma planilha você pode separar por colunas diferentes a PALAVRA-CHAVE, as IMPRESSOES, os CLIQUES, o CPC e o VALOR TOTAL.

4 – Identifique paginas com tempo de carregamento baixo

Use o Google Analytics para ver como esta o tempo que suas paginas estao demorando para carregar. Como dito em diversos posts anteriormente, sabemos que o tempo de carregamento afeta a EU (experiência do usuário) que tanto queremos melhorar ao longo do tempo.

Para verficar esse tempo, va em Behavior > Site Speed > Page Timings. Voce pode mudar as colunas e filtrar certas características. Eu deixo a coluna do meio como Avg. Page Load Time, que seria o tempo médio de carregamento e do lado o % Exit, que é a percentagem de pessoas que saem.

atigo1-6

Para quem quer descobrir dicas para melhorar o tempo de carregamento da página, entre neste meu artigo.

5 – Crie seu próprio painel SEO

Muitas vezes somente a forma como apresentamos certos relatórios ja fazem uma diferença enorme. Como SEO possui muitas informações e pode ficar um pouco cansativo para uma pessoa mais leiga, as vezes alguns gráficos podem ser suficientes para passar a mensagem necessária.

Simplesmente entre em Dashboards > + New Dashboard.

atigo1-7

Essas são as principais que eu recomendo incluir no seu painel personalizado:

  • All Organic Visits Over Time
    • Uma linha do tempo com todas as visitas orgânicas do seu site
  • Top SEO Landing Pages
    • As páginas que estao com um melhor SEO
  • Top Organic Keywords & % of New Visits
    • As top palavras-chave organicas com a % de novas visitas
  • Pages per Visit by Organic Keyword
    • Paginas com a quantidade de visitas organicas
  • Most Successful Keywords by Goal Completions
    • As palavras-chave mais bem sucedidas por objetivos

Thunder Mustard – A melhor para Otimização de Sites