fbpx

Otimização de sites de vendas

Uma página de produto em um comércio digital pode ser considerada eficiente quando consegue capturar a mais do que a atenção dos potenciais clientes, mas também torna a maioria efetivos clientes fazendo-os comprar o produtos. Mas isso é óbvio, não é? Sim, é óbvio! Ou pelo menos deveria ser…

Falo isso, pois não é difícil achar e-commerces que simplesmente acham que uma página de produto deve ser composta apenas de imagens em alta resolução e descrições detalhadas de produtos. Enquanto a realidade é que existem outros elementos importantes que não devem ser desconsiderados.

Falaremos exatamente disso neste artigo de hoje. Quais elementos fazem parte de uma página de produtos com boas conversões, ou seja, que realmente transforma os potenciais compradores em compradores de determinado produto.

As URLs são muito importantes!

Vamos começar com uma coisa que constantemente é negligenciada e que é muito mais importante do que as pessoas imaginam: as URLs. Uma URL (sigla em inglês para Uniform Resource Locator) é, de forma simplificada, um endereço pelo qual as pessoas podem acessar um site e suas páginas. Como já falamos antes aqui no Blog da TM, um dos fatores de rankeamento para qualquer website ainda é a URL. Só que, mais do que um fator de rankeamento, a URL também é um fator que interfere na maneira que o seu site é indexado. Consequentemente isso tudo afeta o seu CTR (click-through-rate), mais especificamente no que diz respeito as pesquisas orgânicas.

Lembre-se que o visitante/usuário tem, literalmente, milhares de opções para comprar um produto online. A pessoa sempre vai escolher as opções que a mais satisfação de alguma forma. Por exemplo, vamos imaginar que um usuário do Google procure por roupas masculinas e veja dois resultados como abaixo:

https://marcaX.com.br > Sapatos > Marculino

https://marcaY.com.br/aspx.htp/192891294124924923/product/sapatos/masc…

 

Agora vamos tentar entender a psicologia de um potencial cliente… Que tem multiplas escolhas que podem ser feitas online.  Qual modelo de URL te parece mais atraente? Exatamente… Para o consumidor não é diferente! Ela

e clara, induz o que deve ser induzido. No subconsciente de qualquer pessoa está fácil de entender que aquele resultado será satisfatório e ali tem tudo que ele precisa. O sapato masculino que ele está procurando provavelmente está na segunda URL mas COM CERTEZA está na primeira. A escolha acaba sendo natural.

otimizacao-de-sites

Pense bastante também no snitppet do Google. É fundamental que ele esteja dentro das formatações aceitas pelo Google e que caiba tudo ali dentro. É um erro grave deixar as reticencias aparecerem… Veja como nos exemplos:

Sapatos Masculinos – Todos os modelos aqui!

Zizan – Sapatos, tênis, botas, sapatilhas masculin…

Percebeu como escrever demais acabou sendo um tiro no pé? O primeiro exemplo é muito  mais atraente e informa tudo que o consumidor precisa saber.

Sabemos que o títulos são importantes para o trabalho de SEO, mas eles tem que atender a sua audiência também! Não adianta nada rankear e ter um título ruim que faz com que as pessoas não cliquem!

O cliente já clicou, e agora?

Sua pagina deve estar otimizada para converter. Não ache que basta conseguir que o cliente clique. Ele deve conseguir entender bem o que é o produto e sua qualidade. Deve entender bem todas as especificações técnicas e possível incompatibilidade com outros equipamentos. E qual a melhor maneira de fazer isso?

Bem, primeiro de tudo simplicidade. Não abuse de elementos gráficos que não fazem sentido e que vão tirar a atenção do seu cliente. O design dos últimos anos tem seguido um tendência bem clean e não é a toa. A internet é grande responsável por isso, e pela demanda dos designers. Se você está vendendo um sapato (vamos nesse exemplo ainda), o elemento gráfico de maior destaque na sua página de vendas deve ser o sapato! nada de preços e promoção chamando mais atenção que a foto do produto. O principal é e sempre será o produto.

Outro ponto muito importante com relação a foto do produto é a resolução. Existem milhares de mecanismos para otimizar as imagens em um site, não deixe e utiliza-los ou procurar ajuda profissional na otimização de sites! Imagine que você tem um produto de boa qualidade e bons materiais, que seja bonito também, como um belo sapato de couro marrom. Se você fizer o upload de uma foto com resolução ruim pixels aparentes e cores não compatíveis com a web, já imaginou o desastre? Seu potencial cliente vai achar que o produto é horrível ou não vai se sentir confortável em comprar, pois não tem certeza da qualidade. Fotos em alta resolução são fundamentais na migração de comportamento das comprar físicas para as digitais. A Thunder Mustard pode te ajudar com a otimização de sites, entre e contato!

Não se esqueça também dos dispositivos móveis, como já falamos aqui! Eles são cada vez mais fundamentais no comportamento dos usuários. Seu site deve estar otimizado também para dispositivos móveis. Deve ser fácil de navegar entre as diferentes telas e produtos. As fotos devem estar compatíveis com o tamanho das telas do celular. O seu checkout deve ser verificado para garantir a compatibilidade para quem quiser comprar diretamente pelo celular, etc. Os botões também deve ter tamanho suficiente para os dedos. Não há nada mais frustante do que tentar clicar em um botao e acabar clicando em outro porque eles estavam proximos demais e o tamanho era muito pequeno. Isso faz até mesmo com que o consumidor desista da comprar tamanha é a frustração!

Nossa conclusão..

Páginas de produtos são muito negligenciadas por alguns segmentos de negócio, ou são não tão inteligentes quando se trata de otimizar seus sites não só para o SEO, mas também para a conversão. Não cometa esse erro!