fbpx

A frequência de atualização do conteúdo de um site, seja sob a forma de novas páginas sendo criadas, como através da atualização de páginas antigas, é um fator que há longo tempo é considerado por muitos seos como sendo um fator de rankeamento. Do ponto de vista lógico, sempre fez todo o sentido que sites que são atualizados constantemente tenham uma melhor chance de rankear, embora não se tenha ainda como se determinar com precisão o peso desse fator na determinação dos rankings.

Além disso, corroborando a tese de que a frequência de atualização do conteúdo é um fator de rankeamento, pôde-se observar ao longo dos últimos anos diversos pedidos de patente do google que nos permitem inferir que a frequência de atualização é utilizada como fator para rankear. Assim, esse artigo terá como objetvo mostrar alguns meios pelos quais você pode melhorar os rankings através da frequência de conteúdo.

Agência SEO

Quando a frequência de atualização passa a ser mais relevante

 

                Embora não seja possível determinar com alta precisão como o google determina o que é conteúdo atual e como ele utiliza essa informação em conjunto com dezenas de outros fatores para rankear os sites, as principais pistas até agora indicam que o grau de exigência do algoritimo varia em função do tipo de conteúdo e das pesquisas alvejadas.

O google utiliza basicamente 3 indicadores para determinar o quão recente e atualizado o conteúdo precisa ser:

Variação no volume de pesquisas: Se as buscas para uma determinada pesquisa aumentam subitamente em um curto espaço de tempo, então qualquer página que pretenda rankear para essa pesquisa precisa ser mais recentes e atualizadas que outros tipos de pesquisa.

Cobertura intensa por blogs e grandes sites de notícias: Se o assunto passa a ser coberto por uma variedade de sites então a exigência de atualização passa a ser mais importante para que o seu site passe a ser considerado relevante para a pesquisa.

Tópico muito falado nas redes sociais: Mais um indicativo de que a recência do conteúdo será mais relevante

 

Haverá sempre uma grande variação na necessidade de recência e atualização do conteúdo. De um modo geral, quanto mais atual melhor, mas isso nem sempre ocorrerá, havendo keywords em que o algoritimo achará conteúdo mais antigo como mais relevante para rankear.

Vamos agora falar sobre 10 modos pelos quais o google determina o quão recente e atual é o seu conteúdo.

 

  1. Data de criação do conteúdo

 

A forma mais básica pela qual o algoritimo determina o quão recente é o seu conteúdo é através da data em que ele é indexado pela primeira vez. A partir daí, a página recebe uma espécie de “pontuação” relacionada ao grau de recência e atualização do conteúdo, que decai ao longo do tempo e irá influenciar nos seus rankings de acordo com cada keyword.

 

 

  1. O grau de modificações no conteúdo original

 

Um outro modo pelo qual o algoritimo do google irá determinar o quão atual é o seu conteúdo é pela frequência de atualizações realizadas na página. Desse modo, uma página com atualizações constantes é considerada mais recente do que uma que nunca muda, continuando com o exato mesmo conteúdo desde a primeira vez que foi criada e indexada.

É importante que essas atualizações contantes sejam substanciais para influir na pontuação de atualidade da página. Pequenas mudanças no conteúdo geram um impacto muito menor, e muitas vezes podem mesmo ser ignoradas pelo algoritimo.

 

  1. Mudanças no conteúdo principal da página importam mais

 

Mudanças feitas em partes da página que podem ser consideradas menos importantes tem menos impacto para a pontuação do conteúdo da sua página do que o conteúdo principal. Geralmente, é considerado conteúdo menos importante: Conteúdo em JavaScript, comentários, publicidade, barras de navegação, tags de hora e data. Conteúdo importante é geralmente o corpo de texto principal da página.

 

  1. A frequência de modificação do conteúdo

 

Assim como o número de modificações realizadas no conteúdo original pode ter uma grande influência no quão recente este conteúdo é considerado, a frequência de atualizações e modificações também aumenta sensivelmente a pontuação de recência da sua página. Conteúdo atualizado múltiplas vezes por semana ou mês tem maior relevância do que conteúdo que quase nunca muda.

Desse modo, a homepage de um grande portal de notícias, como a Globo.com ou o UOL recebe uma pontuação de atualidade maior do que uma homepage que nunca muda. A frequência de atualização da página pode influenciar também os links que ela faz para outras páginas. Nesse caso, o efeito é contrário: Links de páginas que mudam constantemente são considerados mais fracos e menos relevantes do que links de páginas mais permanentes.

 

  1. Criação de novas páginas

 

              Além da atualização de páginas antigas do seu site, outro fator bastante relevante para aumentar sua pontuação de atualidade é a criação de novas páginas. Sites que criam novas páginas com uma frequência maior costumam ser considerados mais atuais pelo algoritimo do google e muitas vezes terão uma vantagem no SEO.

Um bom parâmetro é tentar aumentar o número de páginas do seu site há uma taxa de 20-30% todos os anos. Esse é um parâmetro bastante flexível, que será muito fácil de atender em alguns casos – como no caso de um blog por exemplo – e mais difícil em outros, cabendo a você decidir qual  o grau que mais se adapta ao seu tipo de site.

 

Continua na parte 2…

 

Veja mais: Agência SEO